Governador decreta intervenção militar na área de segurança pública do Estado
Natal, RN 18 de abr 2024

Governador decreta intervenção militar na área de segurança pública do Estado

30 de dezembro de 2017
Governador decreta intervenção militar na área de segurança pública do Estado

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A segurança pública do Rio Grande do Norte está oficialmente sob o controle do general de brigada Adauto Lúcio Fernandes. Em decreto publicado neste sábado (30), o governador Robinson Faria transferiu para o militar o controle operacional dos órgãos de Segurança Pública do Estado. Fernandes será o comandante das Forças Armadas, segundo o decreto, “para a garantia da lei e da ordem nas regiões metropolitanas de Natal e no município de Mossoró”. A intervenção segue pelo menos até 12 de janeiro.

A medida extrema é consequência da greve dos policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros, que cobram o pagamento dos salários atrasados. O Governo ainda não conseguiu concluir a folha de novembro e não tem perspectiva para pagar os salários dezembro nem o 13º salário. Só estão recebendo em dia os servidores da Educação, em razão do repasse federal do Fundeb, e dos órgãos que possuem caixa próprio, a exemplo do Detran, Caern e Idema.

O Ministério da Defesa anunciou o envio de 2 mil soldados do Exército para garantir a segurança da população enquanto a paralisação dos policiais continuar. Parte do efetivo extra começou as patrulhas na sexta-feira (29). Vários assaltos, arrombamentos e saques à estabelecimentos foram registrados nos últimos dias. A secretaria de Segurança Pública confirmou mais de 500 ocorrências somente na região Metropolitana de Natal a partir do início da greve dos policiais, em 19 de dezembro.

A violência também vem assustando turistas nas praias dos litorais norte e sul do Estado. Há praias com placas avisando os visitantes sobre os perigos de assaltos em determinadas áreas.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.