PSB aguarda “sim” de Joaquim Barbosa e vê Ciro Gomes como plano B
Natal, RN 29 de mar 2024

PSB aguarda “sim” de Joaquim Barbosa e vê Ciro Gomes como plano B

21 de março de 2018
PSB aguarda “sim” de Joaquim Barbosa e vê Ciro Gomes como plano B

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

De passagem por Natal para prestigiar o evento de filiação do vice-governador Fábio Dantas ao PSB, o ex-governador do Espírito Santo Renato Casagrande confirmou ao Blog que o Partido aguarda uma resposta do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa para saber se terá ou não candidato próprio à presidência da República. Casagrande disse com todas as letras que Barbosa é o plano A do PSB para a presidência. O ex-ministro está analisando a proposta e deve dar uma resposta nos próximos dias. O prazo para filiação é 7 de abril.

Indicado para o STF pelo ex-presidente Lula, Joaquim Barbosa foi o primeiro ministro negro da história do Supremo Tribunal Federal e ganhou projeção internacional como relator do processo do Mensalão, esquema que envolvia pagamento mensal de dinheiro a deputados para garantir o apoio de parlamentares aos projetos defendidos pelo governo Federal na Câmara. Vários deputados do PP, PT, PR e PMDB foram condenados e posteriormente presos. Natural de Paracatu (MG), presidiu o STF entre 2012 e 2014.

O ex-governador do Espírito Santo descartou apoio do PSB ao projeto nacional do PT, independente da candidatura do ex-presidente do Lula. Segundo Casagrande, caso Joaquim Barbosa não aceite disputar a presidência, a tendência é de que o PSB se incorpore à candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). A filiação do ex-presidente do STF, porém, é dada como certa.

O PSB votou a favor do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, aderiu ao governo Temer, mas em menos de um ano rompeu com a atual gestão. No Rio Grande do Norte, o partido é controlado pela família Motta, dos deputados federal Rafael Motta e estadual Ricardo Motta.

A executiva nacional do PSB está investindo em campanhas majoritárias pelos Estados. No RN, a aposta é o vice-governador Fábio Dantas, recém-rompido com o Governo e que já lançou a pré-candidatura à sucessão estadual. Na pesquisa mais recente, realizada antes da filiação dele ao PSB e divulgada terça-feira (20), Dantas aparece na 6ª posição, com apenas 0,6% das intenções de voto. A senadora Fátima Bezerra (PT) é a preferida do eleitorado, com 29,6%.

Saiba Mais:

Fábio Dantas repete Robinson e diz que vice não tem poder de decisão

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.