Consult aponta Carlos e Fátima na frente em Natal e Robinson rejeitado por 90%
Natal, RN 24 de abr 2024

Consult aponta Carlos e Fátima na frente em Natal e Robinson rejeitado por 90%

10 de abril de 2018
Consult aponta Carlos e Fátima na frente em Natal e Robinson rejeitado por 90%

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Estranha a pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pela empresa Consult.

Embora as eleições 2018 tenham abrangência estadual, com escolha para Governo, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, a pesquisa foi direcionada para eleitores de apenas seis municípios do Estado: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, Macaíba e Extremoz.

E mesmo nessas cidades, houve um recorte significativo. Na capital potiguar, por exemplo, a Consult entrevistou eleitores em apenas 18 dos 36 bairros da principal cidade do Estado, ou seja, em metade dos bairros.

Outro dado que chama a atenção é a data do registro: a inscrição no TRE/RN foi em 3 de abril, mas a divulgação só saiu após a renúncia do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).

Carlos Eduardo foi prefeito de Natal por 13 anos e, por questão de lógica, seria o mais lembrado em Natal e nas cidades do entorno. Na pesquisa estimulada, quando o entrevistado oferece as opções aos eleitores, Alves apareceu com 24,88%, contra 21,88% de Fátima Bezerra. Ainda assim, a senadora surge com mais intenções de voto em São Gonçalo do Amarante e em Extremoz.

Os demais candidatos vêm bem atrás. A pesquisa mostra ainda os efeitos da eleição para a prefeitura de Natal de 2016, quando aponta o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) na terceira posição, com 4,88% das intenções de voto, à frente do governador Robinson Faria, preferido por apenas 4,38% dos eleitores dos seis maiores municípios da Grande Natal.

A desaprovação do atual chefe do Executivo é emblemática. Nada menos que 90% dos eleitores da capital rejeitam a gestão de Robinson Faria. Levando em conta todos os seis municípios da pesquisa, a rejeição é de 82,5%. Outro dado que chama a atenção é a sinalização de que a candidatura do vice-governador encalhou. Fábio Dantas (PSB) aparece com 1,13% das intenções de voto, um desconhecido para os eleitores da Grande Natal.

Para o Senado, Garibaldi Alves (19,25%) e Zenaide Maia (17%) surgem como os nomes preferidos na região. José Agripino Maia vem bem atrás com apenas 4,75%, seguido de perto pelo ex-senador Geraldo Melo, com 4,13%.

No plano nacional, Lula foi o mais lembrado por 35,75% dos eleitores, seguido de Jair Bolsonaro (19,38%) e Ciro Gomes (4,13%).

Saiba Mais:

Fátima amplia vantagem, Zenaide sobe e pressão sobre Carlos Eduardo aumenta

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.