Joaquim Barbosa desiste de se candidatar à presidência da República
Natal, RN 20 de jul 2024

Joaquim Barbosa desiste de se candidatar à presidência da República

8 de maio de 2018
Joaquim Barbosa desiste de se candidatar à presidência da República

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa anunciou nesta terça-feira (8), via twitter, que não será candidato à presidência da República. O nome dele vinha sendo cotado desde que assinou ficha de filiação ao PSB, nos últimos dias do fechamento da janela partidária.

Barbosa surpreendeu na última pesquisa DataFolha, divulgada em abril, em que apareceu oscilando entre 8% e 10% das intenções de voto sem sequer ter a pré-candidatura à presidência confirmada.

Segundo o ex-ministro do STF, que ganhou notoriedade como relator do processo do Mensalão, a decisão de não ser candidato é estritamente pessoal.

Indicado pelo ex-presidente Lula, Joaquim Barbosa foi o primeiro negro a ocupar o posto de ministro do STF. 

A expectativa, agora, é sobre qual ou quais pré-candidatos herdarão os eleitores que se disseram dispostos a votar em Joaquim Barbosa.

Na última pesquisa DataFolha, divulgada em abril, o ex-presidente Lula foi o mais citado, com 31% da preferência dos eleitores, seguido de Jair Bolsonaro (15%), Marina Silva (10%), Joaquim Barbosa (8%), Geraldo Alckmin (6%), Ciro Gomes (5%), Álvaro Dias (3%) e Manuela (2%).

Sem Joaquim Barbosa como candidato à presidência da República, a tendência é que o PSB apoie a pré-candidatura do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT).

A informação foi repassada, ao Blog, em março, pelo ex-governador do Espírito Santo Renato Casagrande, após solenidade de filiação do vice-governador Fábio Dantas ao PSB.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.