Policial defende descriminalização das drogas em fórum sobre maconha
Natal, RN 29 de mar 2024

Policial defende descriminalização das drogas em fórum sobre maconha

25 de maio de 2018
Policial defende descriminalização das drogas em fórum sobre maconha

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O policial militar João Maria Figueiredo vai defender, neste sábado (26), a descriminalização das drogas como alternativa para redução dos índices de violência. Ele é um dos palestrantes do 3º Fórum Delta9 – maconha, sociedade e saúde, que acontece de 9h às 17h, no praia Mar Hotel & Convention.

Figueiredo é membro do grupo Policiais Antifascistas e apresentará dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, numa perspectiva contrária à política que proíbe a liberação da cannabis para atividade medicinal.

- Vou falar sobre a ineficácia da guerra às drogas. Não existe política pública que veja o usuário como paciente. O Estado usa a repressão, que gera resistência, que leva à violência, e isso institui um estado permanente de guerra. No meio dessa guerra está a população indefesa.

Figueiredo explica que a ausência de políticas do Estado produz vítimas dos dois lados. Tanto do lado tráfico, quando arregimenta jovens sem perspectiva, como os próprios policiais.

- De um lado você tem um Exército de jovens arregimentado pelo tráfico, do outro os operadores de segurança que moram no subúrbio e fazem do combate a única forma de acabar com isso, mas não acaba. A solução não passa por mais violência.

Realizado pelo Coletivo Delta9 e Instituto do Cérebro (ICe), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Fórum Delta9 vai reunir especialistas da Medicina e do Direito do Brasil e Holanda.

A proposta é aproximar as pessoas dos estudos mais atuais que comprovaram as vantagens da utilização dos derivados da cannabis nos processos de recuperação e de tratamento médico, tanto fisiológicos quanto psicológicos.

Acesse a programação completa aqui

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.