1
00:00
00:00
Pela primeira vez na história, uma chapa formada só por mulheres assumiu a direção da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba), reduto boêmio da Cidade Alta.
Batizada de “Medusas”, a nova diretoria encerra uma sequência de seis gestões consecutivas lideradas por homens. Serão 11 mulheres contra o histórico de descaso do poder público com a região.
A posse simbólica ocorreu sábado (17), no bar da Nazaré, com discotecagem do Dj Implacável do Vinil. Após a Copa do Mundo, em 4 agosto, as Medusas tomam a posse oficial e dão sequência ao trabalho.
A primeira atividade já foi anunciada: a festa Overdoze, com programação do meio-dia à meia-noite percorrendo vários bares do Beco da Lama e Adjacências.
A comandante em chefe das forças da Samba é a professora, atriz e produtora cultural Maria Gorette. Ela sucede o assessor sindical Tárcio Fontenele.
Sobre a primeira festa sob nova direção, Gorete dá dicas de como será o ritmo das Medusas:
- Será uma Overdoze, com 12 horas de atividades no Beco, do meio-dia à meia-noite. E com samba porque, na minha opinião, é o samba quem dá vida ao Beco da Lama nesse sentido, além dos bequianos, né? Mas a atração maior é o samba. Já temos uma roda de samba convidada, com o Roda de Bambas. Também faremos um documentário nesse dia, ouvindo a opinião das pessoas sobre a Samba, tudo com a maior alegria.
Gorette é uma ativista da cultura conhecida e reconhecida na Cidade Alta. Se como produtora já tinha ligação direta com as rodas de samba, o ritmo, agora é quem dará ritmo à Samba, a entidade.
Inspirada na Sociedade dos Amigos do Largo da Carioca (Sarca), entidade carioca criada nos anos 1980 por moradores do Largo da Carioca contra o projeto do metrô que colocaria em risco o patrimônio histórico da região, a co-irmã no Rio Grande do Norte foi fundada em 1994 por um grupo de boêmios do Centro com o intuito de promover eventos e contribuir com a preservação do patrimônio histórico do Centro de Natal.
Maria Gorette adianta que a gestão que começa agora vai conjugar o verbo agregar:
- É uma chapa agregadora. Somos um grupo de mulheres que quer que as pessoas venham para agregar valor. Essa é uma diretoria oficial formada por 11 pessoas, mas temos o triplo de pessoas comprometidas em colaborar. Queremos somar para que não fique sobrecarregado para ninguém.
Legalize já
A prioridade da gestão das Medusas passa pela principal polêmica da história recente da Samba: a legalização da entidade. Sem as certidões negativas, a Samba não tem como participar de editais públicos, por exemplo.
- A primeira coisa é legalizar a Samba. Vamos pagar as taxas que faltam e fazer parcerias com entidades que possam nos ajudar. Vamos pedir uma audiência com o prefeito de Natal Álvaro Dias, para conversar e resolver algumas coisas ligadas à questão da limpeza. Temos várias ideias, que também passam pela colaboração (financeira) das pessoas. Nenhuma entidade funciona sem a colaboração financeira dos associados. Não dá para fazer festa e ter que rodar o chapéu. Mas tudo sem peso, sem desespero para não pesar para ninguém.
Medusa é fruto da mitologia grega e significa protetora ou guardiã. Monstro do sexo feminino, reza a lenda que ela costumava petrificar os homens que a olhassem nos olhos. Medusa foi decapitada pelo herói Perseu e sua cabeça usada para afugentar o mal.
O Beco da Lama agora tem 11 medusas para afugentar o mal e petrificar cerveja quente e homem metido a besta.
Que comecem os trabalhos.