1
00:00
00:00
Única cidade do Rio Grande do Norte a exibir o documentário O Processo, de Maria Augusta Ramos, Mossoró deu mais um exemplo de que a persistência vale a luta. O filme retrata os pormenores do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e passou por todas as capitais do Nordeste no circuito comercial, menos Natal (RN).
O Processo segue em cartaz no Multicine, até a próxima quarta-feira (13), em sessão única, às 21h, ao preço de R$ 22 (inteira).
O filme só foi exibido na capital do Oeste por conta da pressão de professores e estudantes da UERN que participam do projeto de extensão Moviola Feminista, ligado ao Departamento de Comunicação da universidade. O projeto atua na valorização e debate da produção audiovisual realizada por mulheres tanto em nível local como regional e nacional.
O plano era convencer a rede Multicine a exibir o documentário em uma única sessão, mas a própria empresa propôs um desafio. Se os 160 ingressos da capacidade total da sala fossem vendidos, O Processo permaneceria em cartaz durante uma semana.
A professora do Decom Edileuza Martins conta que a campanha contou com a ajuda de várias pessoas:
- Teve professor que comprou vários ingressos e distribuiu para alunos que não tinham dinheiro
Com a sessão de estreia lotada, as imagens do filme foram entrecortadas pelos gritos de Fora, Temer ! e Lula Livre, vindos da plateia.
Edileuza diz que o Moviola Feminista continuará fazendo a exibição de filmes e debates sobre cinema produzido por mulheres no Brasil. O próximo será A Árvore de Marcação, da cineasta potiguar Jussara Queiroz.
As sessões mensais do Moviola Feminista serão em locais ainda a definir