1
Candidaturas de mulheres são minoria para Presidência, Governo do RN e Senado
6 de agosto de 2018

00:00
00:00
Encerrado o prazo para as convenções partidárias no final de semana, os eleitores já conhecem as opções que encontrarão nas urnas em 7 de outubro. Os 2.373.619 norte-riograndenses ou cidadãos com domicílio eleitoral no Rio Grande do Norte terão à disposição uma lista com 13 candidatos à presidência da República, 8 ao Governo do Estado, 14 ao Senado, além de um leque de deputados estaduais e federais.
A representativa de gênero continua sendo esmagadoramente masculina. Apenas duas mulheres serão candidatas à presidência da República (Marina Silva/Rede e Vera Lúcia/PSTU) entre 13; uma mulher concorrerá ao Governo do Estado (Fátima Bezerra/PT) entre 8; e 4 mulheres tentarão chegar ao Senado pelo Rio Grande do Norte, entre 14 candidatas.
Nas eleições 2018 a expectativa é de que a representatividade feminina aumente. Desde 2015, os partidos têm a obrigação de destinar pelo menos 30% das vagas para as mulheres e, a partir deste ano, têm que repassar o mínimo de 30% dos recursos do Fundo Eleitoral também para as candidaturas femininas. A soma contabiliza as candidaturas para todos os cargos eletivos.
No quadro eleitoral, a única indefinição fica por conta da candidatura do ex-presidente Lula. Ele é oficialmente candidato do PT à presidência da República, mas corre o risco de ter o nome inviabilizado pela Justiça Eleitoral em razão da condenação em segunda instância no processo tríplex do Guarujá.
Ainda assim, o PT já divulgou que caso a candidatura de Lula seja barrada o partido recorrerá à instâncias superiores, como Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.
Há jurisprudência registrada no Brasil de candidatos cassados pela lei da Ficha Limpa que conseguiram liminar para disputar as eleições.
Por precaução, o PT já sinalizou que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad será o plano B. Nesse caso, Manuela D'Ávila (PCdoB) seria a candidata à vice-presidente da República.
Em todo o Brasil, 57.748.796 eleitores estão aptos a votar.
Há quatro anos, a maioria dos eleitores potiguares escolheu Dilma Rousseff (presidenta), Michel Temer (vice), Robinson Faria (governador), Fábio Dantas (vice) e Fátima Bezerra (senadora).
A Agência Saiba Mais listou todos os candidatos e candidatas à presidência, com seus respectivos vices; ao Governo do RN, com seus respectivos vices, concorrentes ao Senado, além das coligações.
Cada eleitor poderá votar em um candidato à presidente, um candidato à governador, dois senadores, um deputado federal e um deputado estadual.