E a gente fez um país…
Natal, RN 20 de abr 2024

E a gente fez um país...

13 de agosto de 2018
E a gente fez um país...

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em mera coincidência, Dustin Hoffman encarna um produtor de cinema contratado para inventar uma guerra na Albânia para salvar a pele de um presidente dos Estados Unidos envolvido em um escândalo sexual às vésperas da sua reeleição. Renomado e experiente, usou todos os recursos da indústria cinematográfica para inventar o enredo da guerra: uma trilha sonora, um herói de guerra, uma bandeira de lutas, um gesto de protesto e até um mascote.

No filme – e quem sabe em alguma realidade perto de você –, a história colou. Saiu na TV e nos jornais e o presidente foi reeleito. Agora, imagina se eles fossem brasileiros conectados à internet! Se Hoffman levou semanas para inventar uma história de guerra, nós só precisamos de um candidato meio maluco e uma madrugada para fazer a revolução.

Se você não sabe do que estou falando, precisa atualizar rapidamente suas fontes – de informação (e desinformação).

A URSAL - União das Repúblicas Socialistas da América Latina - já é uma realidade virtual. Já tem hino, bandeira, símbolos nacionais, capital(is), seleção de futebol (com uniforme e tudo), presidente, embaixadores na ONU e no Vaticano, lideranças históricas e até decisões geopolíticas para tomar com certa urgência - como o caso das Malvinas e das Guianas. A única coisa que tá faltando é o verbete na Wikipédia – já está na Desciclopédia.

Tudo isso surgido de um delírio de um candidato transmitido ao vivo na TV e internet durante o primeiro debate eleitoral para as eleições deste ano.

O episódio mostra todo o potencial criativo disponível nas redes e precisa ser observado pelos criadores da política – e não estou falando somente dos marketeiros, mas também dos planejadores e criadores de políticas públicas. Os memes surgem rapidamente e trazem uma densidade de informações que podem ser usadas não apenas para a zueira.

Quem sabe, esta não é a forma de reconquistar os cidadãos para a política (não só eleitoral), de mobilizar as pessoas por novos ideais de mundo, por utopias esquecidas, reinventadas ou ainda não inventadas.

E de um meme, ver surgir a revolução.

Viva à revolução latinoamericana!!!

Viva à URSAL!!!

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.