Fátima Bezerra: o possível e os temas morais
Natal, RN 29 de mar 2024

Fátima Bezerra: o possível e os temas morais

7 de agosto de 2018
Fátima Bezerra: o possível e os temas morais

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Fernando Pessoa assegura que umas das condições para se viver livremente é pensar e agir com a fome pelo possível. É com esta perspectiva que devemos olhar para o cenário político eleitoral no RN. Considerando a tradição política potiguar, vivemos um momento especial. Pela primeira vez, uma candidatura popular e de esquerda, apresenta-se com chances reais de vitória nas eleições para o governo estadual. Os números indicam que a senadora Fátima Bezerra-PT poderá derrotar grupos tradicionais e conservadores da política local.

A candidatura de Fátima deve simbolizar a esperança material e de sonhos dos potiguares. Diante disso, deve responder a alguns desafios para uma agenda mínima de políticas emergenciais em algumas áreas. Será capaz de estabelecer parcerias entre os governos estadual e federal, prefeituras, mídia e judiciário que enfrentem o crime organizado? Conseguirá prevenir a violência contra a juventude através do emprego, do acesso à cultura e a bens de consumo mínimos? Melhorará a qualidade das estradas e da segurança para evitar acidentes e os assaltos? Fará uma política de reajuste e de incentivo à carreira do magistério e ao restante do funcionalismo? O que proporá como política de ciência e tecnologia e sobre o papel da Universidade Estadual?

Um outro ponto da agenda será o das obras estratégicas em um futuro governo petista. Quais prioridades e fontes de financiamentos? Fará parcerias público-privadas? Como expandir a internet para todos os municípios? Como combater a sonegação fiscal? Qual serão as políticas de incentivo e isenção fiscal a grupos empresariais? Será efetivada uma política de democratização do orçamento na qual a internet poderá ser uma ferramenta fundamental de controle sobre os gastos públicos?

Essa agenda mínima poderá ser acordada publicamente e o PT deve dizer quais as suas bases, pois não existirá margem para a resolução de todos os problemas do estado. Mas além dos desafios programáticos apontados acima, há uma outra agenda que Fátima deverá contribuir civilizatoriamente. Tratam-se dos chamados temas morais: descriminalização do aborto e da maconha. Além das questões de gênero. Por mais polêmicos que sejam, uma candidatura de esquerda não poderá ignorá-los. São pautas cruciais na agenda moderna, sobretudo, da juventude. No tocante ao aborto, as mulheres argentinas têm pautado o debate nacional, - conseguiram uma vitória inédita na Câmara. O senado deverá votar esta semana. Até agora, segundo a imprensa portenha, o “NÃO” vem obtendo uma pequena vantagem, mas existem senadores indecisos, o que significa uma possibilita de vitória do “SIM”, mesmo que remota. A proposta tem como fundamento a garantia de assistência àquelas mulheres que necessitem interromper suas gestações até o décimo quarto mês. A questão, assim, passa a ser vista como de saúde pública e de responsabilidade do Estado.

Já sobre a questão das drogas, outro país irmão do Brasil, Uruguai, além de aprovar a não descriminalização, permite o comércio e plantações domésticas de cannabis. Os dois países dão um passo importante na garantia e direito das liberdades individuais. O Brasil deveria fazer o mesmo. É de grande relevância o aborto ser pauta do STF. Os magistrados deverão tomar uma posição esta semana. Lamentável o parlamento brasileiro não ser o protagonista sobre o assunto.

Claro que os dois temas dizem mais respeito diretamente a esfera federal, entretanto, um governo estadual poderá ter um papel de destaque. Por exemplo, suscitar o debate e garantir que tais questões não sejam encaradas como temas tabus e de polícia. Ao contrário, devem ser tratados como políticos e culturais. Uma esquerda que deseja mudança não poderá se amesquinhar eleitoralmente perante temas substantivos como tais.

Afinal de contas, se até FHC é a favor da descriminalização, como que um governo do PT também não seria? Os petistas, através da sua candidata ao governo, devem convencer o povo que não são um conjunto de companheiros(as), que se reúnem em encontros para discutirem um latifúndio utópico num paraíso terrestre qualquer. Serão desafiados a experimentar e a mudar a realidade do Rio Grande do Norte. Um sonho possível aos olhos dos eleitores atuais.

Leia outros textos do cientista social Alex Galeno na agência Saiba Mais aqui

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.