Pesquisa IBOPE aponta vitória de Fátima no 1º turno das eleições 2018
Natal, RN 19 de abr 2024

Pesquisa IBOPE aponta vitória de Fátima no 1º turno das eleições 2018

17 de agosto de 2018
Pesquisa IBOPE aponta vitória de Fátima no 1º turno das eleições 2018

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A primeira pesquisa eleitoral divulgada pelo Instituto IBOPE após o início da campanha eleitoral aponta a vitória no 1º turno da senadora e candidata ao Governo Fátima Bezerra (PT). A petista largou com 34% das intenções de voto, percentual maior que a soma de todos os demais candidatos juntos.

O segundo colocado é o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), citado por 15% dos entrevistados, enquanto o atual governador Robinson Faria (PSD) alcançou 8% das intenções. O empresário e professor Carlos Alberto de Medeiros (PSOL) foi lembrado por 2% dos eleitores e Breno Queiroga (Solidariedade) foi citado por 1% dos entrevistados. Os demais não atingiram 1%.

Fátima Bezerra ampliou a vantagem em relação a última pesquisa do IBOPE, divulgada em 21 de julho, quando a pesquisa apontou 31% das intenções de voto para a candidata do PT. Carlos Eduardo manteve os mesmos 15%, enquanto Robinson Faria caiu 1%, ainda que dentro da margem de erro.

A diferença entre Fátima e Carlos Eduardo Alves agora é de 19 pontos.

A pesquisa IBOPE foi realizada entre 14 e 16 de agosto.

Rejeição

O candidato mais rejeitado segue sendo o atual governador Robinson Faria. O índice de eleitores entrevistados que disseram não votar nele subiu de 54% em julho para 59% na pesquisa divulgada nesta sexta-feira (18).

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves é rejeitado pro 17% do eleitorado e a senadora Fátima Bezerra (PT) por 14% dos entrevistados.

Senado

A briga pelas duas vagas no Senado Federal apresentou uma reviravolta, segundo o Instituto Ibope. O primeiro colocado agora é o capitão da Polícia Militar Styvenson Valentim (Rede), que alcançou 23% das intenções de voto. Não é possível comparar a perfomance eleitoral do candidato do Rede com a pesquisa anterior porque Valentim ainda não era candidato.

O atual senador Garibaldi Alves (MDB) aparece na segunda colocação com 21%, tecnicamente empatado com Styvenson.

O ex-governador Geraldo Melo surge na terceira posição citado por  14% dos eleitores, tecnicamente empatado com a deputada federal Zenaide Maia (PHS), que obteve 12% das intenções de voto.

Os demais candidatos citados na pesquisa foram Antônio Jácome, do Podemos (7%), Alexandre Motta, do PT (4%), Ana Célia, do PSTU (4%), Bispo Levi Costa, do PRTB (3%), Douglas Azevedo, do Patriotas (2%), João Morais, do PSTU (2%), Magnólia, do Solidariedade (2%). Joanílson Rêgo (DC), Jurandyr Marinho (PRTB), Professor Laílson (PSOL) e Telma Gurgel (PSOL) foram citados por apenas 1% dos entrevistados.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.