África do Sul descriminaliza uso pessoal da maconha
Natal, RN 19 de abr 2024

África do Sul descriminaliza uso pessoal da maconha

18 de setembro de 2018
África do Sul descriminaliza uso pessoal da maconha

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em decisão unânime anunciada em Johanesburgo, o Tribunal Constitucional da África do Sul declarou nesta terça-feira (18) a anulação da lei que proibia o consumo privado de maconha, assim como seu cultivo para uso pessoal.

A lei que proíbe o uso de maconha no lar é “inconstitucional e, portanto, nula”, sentenciou o juiz Raymond Zondo em seu veredicto, de acordo com o jornal sul-africano “The Sowetan”.

A Justiça não determinou qual quantidade da erva que pode ser consumida e pediu ao Parlamento que redija uma nova lei em um prazo de dois anos. O consumo em espaços públicos segue proibido, assim como a venda com fins lucrativos a terceiros.

O caso sobre a descriminalização da maconha chegou aos tribunais por meio do líder do partido Dagga, Jeremy Acton, e do rastafari Garreth Prince.

Durante o processo, foram apresentados estudos médicos que aprovam que a criminalização não reduz o consumo, e outros que apontam que o álcool é mais nocivo do que a planta.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.