IBOPE/Governo: Fátima chega a 39% contra 25% de Carlos Eduardo Alves
Natal, RN 29 de mar 2024

IBOPE/Governo: Fátima chega a 39% contra 25% de Carlos Eduardo Alves

21 de setembro de 2018
IBOPE/Governo: Fátima chega a 39% contra 25% de Carlos Eduardo Alves

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (21) indica mais uma vez a liderança da senadora Fátima Bezerra (PT) na corrida para o Governo do Rio Grande do Norte. Ela aparece com 39% das intenções de voto na estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos. Carlos Eduardo (PDT) está em segundo lugar com 25% seguido do governador Robinson Faria (PSD), com 13%.

Brenno Queiroga (Solidariedade) teve 3% Professor Carlos Alberto (PSOL), 2%; Freitas Jr. (Rede), Dário Barbosa (PSTU) e Heró Bezerra (PRTB) foram escolhidos por 1% dos entrevistados, cada. Brancos e nulos somaram 11% e aqueles que não sabem ainda em quem votar ou não responderam chegaram a 5%.

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Costa Branca. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

A pesquisa foi realizada entre 18 e 20 de setembro. Um total de  812 eleitores de todas as regiões do estado foram ouvidos, com 16 anos ou mais. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa teve os seguintes registros: TRE: RN-08720/2018, TSE: BR‐0811/2018.

No levantamento anterior, feito de 14 a 16 de agosto, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes: Fátima Bezerra, 34%; Carlos Eduardo, 15%; Robinson Faria, 8%; Brenno Queiroga, 1%; Professor Carlos Alberto, 2%; brancos ou nulos; 31%; não sabe ou não respondeu, 9%. Freitas Jr., Dario Barbosa e Heró Bezerra não pontuaram na primeira pesquisa.

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), a senadora Fátima foi lembrada por 25% dos entrevistados; Carlos Eduardo, por 13%; Robinson Faria, 7%, e Brenno Queiroga, 2%. Os demais não pontuaram 1%. Outros nomes de políticos atingiram 1%, brancos/nulos, 21%, e não souberam ou não quiseram responder, 30%.

Simulações de segundo turno

Na simulação do segundo turno Fátima vence dos dois prováveis oponentes, Carlos Eduardo e Robinson e o ex-prefeito de Natal vence o atual governador. Veja os percentuais:

- Carlos Eduardo (PDT): 33% x 49% Fátima Bezerra (PT) (branco/nulo: 15%; não sabe: 3%)
- Fátima Bezerra (PT): 57% x 22% Robinson Faria (PSD) (branco/nulo: 19%; não sabe: 2%)
- Carlos Eduardo (PDT): 51% x 22% Robinson Faria (PSD) (branco/nulo: 25%; não sabe: 3%)

Rejeição

O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum) e Robinson Faria lidera com 52%. Os entrevistados podem citar mais de um candidato, por isso, os resultados somam mais de 100%.

Fátima Bezerra (PT) teve 24% e 19% disseram não votar de modo algum em Carlos Eduardo Alves. Dário Barbosa aparece em seguida, com 14% e Freitas Jr.  e Heró Bezerra têm 13% da rejeição do eleitorado, cada. Brenno Queiroga, 12%; Professor Carlos Alberto 11%. Apenas 2% disseram que poderiam votar em todos e não souberam ou preferiram não opinar 10%.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.