Quando um grande pediu licença para falar de uma flor
Natal, RN 28 de mar 2024

Quando um grande pediu licença para falar de uma flor

15 de setembro de 2018
Quando um grande pediu licença para falar de uma flor

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Gente grande quando escreve para criança volta à infância, no sentimento, nas reações, na imaginação fértil. Pelo menos quando está a navegar pelos mares da ludicidade. Mas quando gente grande que escreve para adultos faz um livro para os pequenos, o desafio é ainda maior. Quem escreve para o público infantil em qualquer situação enfrenta um desafio comum e tem responsabilidade ainda maior, pois este público é diferente de qualquer outro. É o mais puro, verdadeiro e surpreendente que há.

José Saramago (1922-2010), o bardo português, topou este desafio ao abordar a relação de um menino e uma flor. No Brasil, “A maior flor do mundo” saiu pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, publicado em 2001. Com ilustrações de João Caetano. Da aventura despretensiosa de um menino pelo mundo real, encontra um tesouro simples, uma flor, destinada a ser a maior do mundo.

Escrito em 2001, o conto infantil do escritor nascido em Azinhaga, região do Ribatejo no centro de Portugal com forte ligação com seus avós maternos, Jerônimo e Josefa (dos quais recebeu preciosas lições de simplicidade e afeto), contém a confissão do autor de que não sabia redigir para crianças. Não era falsa modéstia, era muito mais do que isso. Era respeito pelo público leitor tão peculiar. O homem pessimista, cético e com tanta habilidade em expressar a dor e desesperança humana, fez diferente quando mudou de público.

Humilde, desde o início, o autor traça o caminho de uma criança que foi encontrar refúgio na sombra de uma flor. Como se todos nós - homens feitos, mulheres crescidas, idosos calejados ou seres pueris - precisássemos de um regaço para descansar e dar uma pausa em nossos medos, solidões, estresses, frustrações e fantasmas. Ao se dizer menor para a tarefa, o escritor, não se diminuiu. Desceu de um pedestal que nunca cobiçou para falar uma linguagem que todo mundo entende. E deu mais uma aula de literatura.

Com Saramago, a estória que seria, foi. A obra não precisa de pormenores nem descrições excessivas, narrações inflamadas e o estilo aguçado e sôfrego de alguns enredos adultos. É simples como a criança e por isso mais difícil de fazer. O escritor não subestima a inteligência infantil, como deve ser, nem enche o texto de detalhes ou reflexões supérfluas. É fluidez universal, terna e despretensiosa.

Em tempo: Quem se interessar em conhecer mais sobre a infância, a formação e as histórias de José Saramago, saboreie “As pequenas memórias”, publicado no Brasil pela Companhia das Letras.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.