Fátima Bezerra: “estou pronta para governar em qualquer cenário”
Natal, RN 28 de mar 2024

Fátima Bezerra: “estou pronta para governar em qualquer cenário”

29 de outubro de 2018
Fátima Bezerra: “estou pronta para governar em qualquer cenário”

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora eleita do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) está otimista apesar do cenário nacional com Jair Bolsonaro (PSL) eleito presidente da República. “Estou pronta para governar em qualquer cenário”, declarou em sua primeira aparição após o resultado das urnas, durante coletiva de imprensa concedida na noite do domingo (28).

Única mulher entre os 27 governadores e tendo somado mais de 1 milhão de votos, a petista disse que respeita a decisão nacional e destacou que a reeleição de governadores de esquerda Brasil afora mesmo com a gestão Temer demonstra que é possível ter governabilidade mesmo sem apoio do presidente. Ela parabenizou o Rio Grande do Norte e todo o Nordeste que optou em maioria pelo candidato a presidente Fernando Haddad (PT).

“Delegada pelo povo na condição de governadora, em todas as instâncias, em todos os lugares, defenderei com muita coragem, sabedoria e segurança os interesses legítimos do Rio Grande do Norte”, declarou, acompanhada pelo vice-governador eleito Antenor Roberto (PCdoB) e pelos principais apoiadores na reta final da campanha, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, e a deputada estadual Márcia Maia, ambos do PSDB. Dos concorrentes ao governo no 1º turno, quem se somou a Fátima foi o professor Carlos Alberto, do PSOL.

Fátima lembrou que a Constituição de 88 determina repasses federais, como o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM), independente de quem é o presidente.

Destacou ainda que está politicamente forte ao lado dos novos senadores, Zenaide Maia (PHS) e Jean Paul-Prates (PT), primeiro suplente e substituto de Fátima no Congresso Nacional. Citou também o senador eleito capitão Styvenson (Rede), que já havia lhe parabenizado pelo resultado da eleição e garantiu cooperação na defesa dos interesses do estado.

Na bancada federal destacou os nomes da aliança: Natália Bonavides e Fernando Mineiro, do PT, Rafael Motta (PSB) e Benes Leocádio (PTC), além de diversos nomes da Assembleia Legislativa.

“Do mesmo jeito que governador é pra respeitar presidente, presidente é pra respeitar governador, assim como os prefeitos e os legislativos. E acima de tudo, o que a gente deve respeitar, é a soberania do voto popular”, alertou.

Fátima disse que a vitória se trata da “procuração” mais especial de sua vida e garantiu que vai honrar o voto e a confiança do eleitorado dando tudo de si em um mandato republicano, sendo a partir de janeiro a governadora de todos e todas.

Deixou clara a intenção de manter o diálogo com o povo e com os setores produtivos para tirar o estado da crise e “construir um RN que traga paz, segurança, dignidade, prosperidade, emprego”.

Quebra de ciclo oligárquico

Ao agradecer pelo resultado, a futura governadora Fátima Bezerra disse que os eleitores foram os grandes protagonistas no pleito que derrotou o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT).

“Quando eu decidi disponibilizar o meu nome para a disputa do governo do estado o fiz atendendo a um sentimento popular, àquilo que eu já via nas ruas do Rio Grande do Norte e as urnas comprovaram”.

A mudança no estado, de acordo com Fátima, significa a interrupção de um longo ciclo de comando das oligarquias. Lembrou que é professora, que tem família com origem humilde e uma trajetória política de mais de 30 anos “pautada pela seriedade, honradez e espírito público”.

“Não falo da seca porque li no dicionário, falo porque vivi as durezas da seca. Quando falo da luta pela cidadania, é porque sei o que é trazer na minha história a dificuldade da sobrevivência com dignidade. Quando eu abraço a luta em defesa da educação é porque trago na minha história em determinado momento ficar sem estudar, não porque meus pais fossem negligentes, mas pela falta de condições”, disse.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.