Festival de Cinema Infantil começa dia 26 em Natal
Natal, RN 19 de abr 2024

Festival de Cinema Infantil começa dia 26 em Natal

24 de outubro de 2018
Festival de Cinema Infantil começa dia 26 em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Único festival de cinema dedicado ao público infantojuvenil com abrangência nacional, o 16º FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil será realizado em Natal de 26 de outubro a 4 de novembro e vai apresentar cerca de 100 produções de um número recorde de países: 26 no total. As sessões serão no Cinemark, Midway Mall.

Com direção de Carla Camurati e Carla Esmeralda, o FICI comemora recorde de inscrições de filmes brasileiros para o 11º Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Foram 170 produções, que passaram pela seleção do comitê formado por Bruna Brasil, Luciano Vidigal e Zé Brandão. Os finalistas serão exibidos em três mostras: Histórias Animadas (11 filmes), Histórias Curtas (6 filmes) e Mostra Teen (6 filmes), e concorrerão a mais de R$ 70 mil em prêmios. Este ano, todos os filmes finalistas na categoria animação são dirigidos por mulheres.

São Paulo foi a primeira cidade a receber o evento, entre 21 e 30 de setembro, no Cinemark Eldorado e no CineSesc Augusta. Depois, o festival segue para o Rio de Janeiro, Niterói (RJ) e Aracaju (SE), de 19 a 28 de outubro. Em Natal (RN) e Salvador (BA) as datas são iguais, entre o dias 26 de outubro e 4 de novembro. Além do público geral, mais de 35 mil alunos da rede pública serão impactados pelo festival, através do projeto “A Tela Na Sala de Aula”. A expectativa total de público desta edição é de 75 mil pessoas.

O FICI – que desde a primeira edição reuniu mais de 1,6 milhão de crianças e já exibiu mais de 950 filmes, de 36 países – exibirá em 2018 filmes dos mais diversos gêneros, formatos e temáticas, que compõem um rico panorama da cinematografia mundial.

A programação concentra mais que o triplo dos lançamentos infantojuvenis no Brasil e muitos dos filmes são inéditos, apresentados exclusivamente no festival. São exemplos o longa chinês de animação Aventuras dos Brinquedos (Toys and Pets Adventures - Tea Pets), dirigido por Gary Wang.

Outro grande destaque desta edição é a pré-estreia nacional do aguardado longa brasileiro Tito e os Pássaros, dirigido por Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto, que foi destaque no festival francês de Annecy, em junho, e venceu o Anima Mundi, em agosto, na categoria Melhor Longa-Metragem Infantil. Também inédito no Brasil, a superprodução americana Pé Pequeno, de Karey Kirkpatrick, terá sua première no festival.

O FICI reúne curtas, médias e longas-metragens, nacionais e internacionais, em sessões especiais, pré-estreias exclusivas com participações dos diretores, sessões de dublagens ao vivo, mostras especiais, exibições de filmes inéditos, debates, além das tradicionais sessões “O Pequeno Jornalista” e “O Pequeno Cientista”.

O FICI também propõe reflexões sobre como as produções audiovisuais destinadas às crianças moldam experiências e influenciam seu desenvolvimento, durante o Fórum Pensar a Infância, que pela 10ª vez é parte do calendário oficial do festival. Com temas relevantes ao mercado audiovisual infantil, o Fórum reunirá especialistas e autoridades do setor em um evento aberto ao público, com entrada franca.

O FICI terá ainda as sessões de curtas-metragens Anima Mundi para Crianças, Pequenos que nem você, 8X animação e curtas suíços, em parceria com o FIFF - Festival Internacional de Films de Fribourg.

Acessibilidade

Pelo segundo ano consecutivo, o festival apresentará a Sessão Acessibilidade. Nela é exibido um filme com audiodescrição, legenda descritiva e Libras, que este ano será O Touro Ferdinando (+4 anos), do diretor brasileiro Carlos Saldanha, que concorreu ao Oscar™ de melhor longa-metragem de animação em 2018.

Além disso, o festival vai inaugurar o seu Prêmio Acessibilidade, em parceria com a ETC Filmes, empresa que cederá três pacotes de audiodescrição, Libras e legenda descritiva aos curtas-metragens brasileiros vencedores do FICI 2018.

O FICI tem patrocínio do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, BRDE, ANCINE e FSA e do Cinemark, apoio institucional do Sesc São Paulo e apoio do Telecine, Globo Filmes, TV Brasil, TV Escola, Naymar / CiaRio, ETC Filmes, DOT Cine, Mistika e TV Escola.

Veja a programação:

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.