Por que você devia ouvir Elliott Smith
Natal, RN 19 de abr 2024

Por que você devia ouvir Elliott Smith

23 de novembro de 2018
Por que você devia ouvir Elliott Smith

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Elliott Smith foi um homem de lugar nenhum. O próprio Nowhere Man, sentado em lugar nenhum, fazendo planos de lugar nenhum, pra ninguém. Não foi o mais famoso, o mais bonito, o dono da melhor voz, não vendeu milhões de discos. Mas, em um mundo perfeito, seria facilmente reconhecido por traduzir para a música, a beleza e a angústia do que não tem nome, do que é imperfeito.

Sua música parece trilha sonora de um filme em câmera lenta, como se a própria vida fosse em slow motion e tudo ganhasse mais intensidade. Os japoneses têm um termo para descrever a sensação de encontrar beleza no imperfeito, é o Wabi-Sabi. Não existe palavra correspondente em qualquer outro idioma.

Ouvir Elliott foi como ter certeza da incompletude do mundo. Aperto o play, fecho os olhos e imagino um cara de cabelo bagunçado e roupas velhas, sozinho, afundado em sentimentos que o sufocam e encontro beleza em suas canções.

É difícil falar do que falta. É difícil descrever a sensação de não pertencer a lugar nenhum, de estar constantemente quebrado. Não é tristeza. Eu realmente não sei o que é. Talvez em algum lugar do mundo exista um idioma que dê nome a esse sentimento.

Por ora, me contento em ouvir Elliott Smith. Esses dias percebi que algumas músicas tem uma agressividade muito singular. St. Ides Heaven é uma balada de 3 minutos, refrão marcante e versos hostis, de quem parece cansado de ouvir conselhos. Quem nunca se sentiu assim? Eu não acredito em um mundo sem agressividade. O ser humano é um “machucador” constante de si e do outro.

Assim também são os imperfeitos. Assim também é Elliott Smith. Sua voz é espelho de sua fragilidade, seu violão/guitarra é singelo como ele mesmo sempre foi. E é curioso que alguém de voz tão “pequena” tenha a usado para derramar sentimentos tão íntimos em suas palavras e melodias. E a música permanece, como quem deixa uma mensagem sem destinatário.

Eu ouço Elliott Smith como quem recebe uma carta dessas sem destino. E encontro a beleza incompleta que só é possível encontrar no mundo.

Leia outras crônicas da jornalista Ana Clara Dantas, publicados no portal da agência Saiba Mais, aqui

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.