Primeira reunião de governadores com Bolsonaro indica que Nordeste atuará em bloco
Natal, RN 28 de mar 2024

Primeira reunião de governadores com Bolsonaro indica que Nordeste atuará em bloco

14 de novembro de 2018
Primeira reunião de governadores com Bolsonaro indica que Nordeste atuará em bloco

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A primeira reunião dos governadores eleitos com o futuro presidente Jair Bolsonaro já indica como a região Nordeste vai atuar em relação ao próximo governo: em bloco e com uma pauta definida. Antes do encontro com Bolsonaro, os governadores dos nove estados nordestinos elegeram o petista Wellington Dias (PI) para representar o grupo. Além do presidente eleito, o futuro ministro da Economia Paulo Guedes também participou do encontro.

O governador do Piauí justificou o não comparecimento dos colegas em razão de conflito de agendas e missões no exterior. No entanto, a região é considerada o contraponto político ao próximo governo. Jair Bolsonaro perdeu para Fernando Haddad (PT) nos 9 estados nordestinos, além do Pará e Tocantins.

O governador do Piauí afirmou à imprensa após a reunião que Bolsonaro receberá os representantes da região na próxima quarta-feira (21), ocasião em que será entregue uma pauta de reivindicações ao presidente eleito.

Um encontro de Jair Bolsonaro com os governadores nordestinos não deixa de ser uma demonstração de unidade e força do grupo.

Bolsonaro ainda não confirmou a reunião.

O Fórum dos Governadores realizado nesta quarta-feira (14) foi organizado pelos governadores Ibaneis Filho (DF), João Dória (SP) e Wilson Witzel (RJ).

Segurança e Reforma da Previdência 

O primeiro encontro de Bolsonaro com os governadores que saíram vitoriosos das urnas em outubro teve como tema principal a Segurança Pública e pautas de interesse do governo que tramitam no Congresso Nacional, a exemplo da reforma da Previdência.

A maioria dos governadores se comprometeu a negociar com as bancadas federais para votar a reforma ainda este ano. Essa é uma das condições impostas pelo futuro governo para ajudar financeiramente os Estados.

Durante a reunião, Wellington Dias disse que os governadores do Nordeste também têm propostas para combater o desemprego e promover o crescimento da economia, a partir de um política industrial focada no desenvolvimento regional. A questão hídrica também está entre as prioridades do grupo para a região.

Rio Grande do Norte

 Em nota, a assessoria da governadora eleita Fátima Bezerra (PT) afirmou ela participará na próxima semana de encontro com todos os governadores do Nordeste:

- Fátima Bezerra reafirma a total disposição em dialogar com o futuro Governo da República e defender, como sempre fez, os interesses do povo potiguar.

Fórum

O fórum dos governadores do Nordeste foi criado em 2000 para discutir ações de desenvolvimento comuns aos 9 estados, bem como demandas pontuais de cada ente. As reuniões eram anuais, mas passaram a acontecer de quatro em quatro meses.

Com informações do portal da EBC

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.