Universidade dos EUA oferece bolsa de estudos em homenagem a Marielle Franco
Natal, RN 25 de abr 2024

Universidade dos EUA oferece bolsa de estudos em homenagem a Marielle Franco

17 de novembro de 2018
Universidade dos EUA oferece bolsa de estudos em homenagem a Marielle Franco

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Programa de Estudos Latino-Americanos (LASP) da Escola de Estudos Internacionais Avançados (SAIS) da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, anunciou a criação de um novo fundo de bolsas de estudo. Trata-se do fundo Marielle Franco, uma homenagem à política, ativista e defensora dos direitos humanos brasileira.

Segundo a universidade, a bolsa de estudos será concedida anualmente para apoiar estudantes de mestrado comprometidos com o avanço da justiça social, igualdade e representação política mais ampla. Os candidatos devem ainda ter como foco o estudos sobre a América Latina.

Crime

A vereadora e defensora dos Direitos Humanos Marielle Franco (PSOL) foi assassinada dia 14 de março de 2017, no bairro do Estácio, região central do Rio de Janeiro, e até hoje, mesmo mais de 8 meses após o crime, a polícia ainda não encontrou o assassino nem o mandante do homicídio.

Outras duas pessoas estavam no veículo no momento do crime: o motorista Anderson Gomes, que também morreu na hora, e uma assessora de Marielle, que sobreviveu.

Marielle Franco, carioca nascida e criada na favela da Maré no Rio de Janeiro, tinha 38 anos de idade, atuava há mais de dez anos defendendo os direitos humanos de mulheres e jovens negros, de moradores de favelas do Rio de Janeiro, de pessoas LGBTI. Ela também denunciava as execuções extrajudiciais e outras violações de direitos cometidas por policiais e agentes do estado.

Com informações da revista Galileu

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.