Associação dos Juízes pela Democracia exige apuração célere e independente do assassinato do PM Figueiredo
Natal, RN 28 de mar 2024

Associação dos Juízes pela Democracia exige apuração célere e independente do assassinato do PM Figueiredo

23 de dezembro de 2018
Associação dos Juízes  pela Democracia exige apuração célere e independente do assassinato do PM Figueiredo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Associação dos Juízes pela Democracia divulgou neste domingo (22) uma nota pública em que defende uma investigação célere e independente do assassinato do policial militar João Maria Figueiredo.

De acordo com a entidade, "os que buscam calar os defensores dos direitos humanos e todos e todas que confiam na construção de uma sociedade de paz e de não-violência devem estar cientes de que continuarão encontrando resistência na luta política da sociedade organizada".

A seguir, a nota, na íntegra:

NOTA PÚBLICA: AJD EXIGE APURAÇÃO CÉLERE E INDEPENDENTE DO ASSASSINATO DO CABO JOÃO FIGUEIREDO

Diante do brutal assassinato do cabo João Figueiredo, policial militar, negro, defensor dos direitos humanos e de uma política de paz e da atuação policial humanizada, ocorrido em Natal/RN, na última sexta-feira, dia 21 de dezembro de 2018, a AJD (Associação Juízes para a Democracia), entidade não governamental, sem fins corporativos, que tem como um de seus objetivos estatutários a defesa dos direitos e garantias fundamentais e a manutenção do Estado Democrático de Direito, vem a público manifestar-se nos seguintes termos:

O assassinato do Cabo João Figueiredo reforça a importância da luta política contra a cultura da violência que, ao invés de combater a miséria e a falta de acesso da população pobre aos bens sociais, dissemina a cultura do ódio, da discriminação, da exclusão social e do encarceramento em massa.

Esse lamentável episódio não pode servir para intimidar nem causar medo aos potiguares que lutam pela democracia. Os que buscam calar os defensores dos direitos humanos e todos e todas que confiam na construção de uma sociedade de paz e de não-violência devem estar cientes de que continuarão encontrando resistência na luta política da sociedade organizada.

Nesse contexto de dor e de profundo pesar, a AJD (Associação Juízes para a Democracia), núcleo do Rio Grande do Norte, se solidariza com a família da vítima, com todas as pessoas que, a exemplo do Cabo João Figueiredo, acreditam na construção de uma sociedade de paz e não-violência, ao tempo em que EXIGE das autoridades competentes a imediata, célere e independente apuração dos fatos que levaram ao mencionado homicídio, bem como PUGNA PELA URGENTE adoção de todas as investigações e atos necessários à identificação e à punição dos responsáveis pelo crime contra a vida do Cabo João Figueiredo.

Natal, 22 de dezembro de 2018.

Saiba Mais: Polícia acredita que PM Figueiredo foi executado; calibre da munição é de uso exclusivo da polícia

Saiba Mais: Segurança da campanha de Fátima é executado com cinco tiros em Natal

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.