Tempo de promessas
Natal, RN 28 de mar 2024

Tempo de promessas

24 de dezembro de 2018
Tempo de promessas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A esta altura, você já deve estar com tudo pronto para a noite de Natal. Comidas, presentes, aquela cara contrariada para encontrar os tios bolsominions, além do presente do amigo secreto (incluindo o kit gay com mamadeira e tudo).

Mas muita gente deixa tudo para a última hora. O comércio, os supermercados, os barbeiros e cabelereiros devem estar uma loucura. Na internet, não param de chegar fotos de famílias felizes e desejos de feliz isso, próspero aquilo. No facebook, tem de tudo, árvores de natal cintilantes, mensagens de paz e prosperidade, pregações religiosas para todos os gostos. Tem até gente sugerindo espancamento e concluindo a postagem com um ingênuo "Boas Festas" (que meigo).

Mas o ano novo vem logo aí e talvez já seja hora de fazer aquele balanço das promessas não cumpridas este ano e quem sabe renovar o desejo para o ano que vem.

E aposto que você prometeu dedicar menos tempo para Mark Zuckerberg e suas redes sociais - Facebook, Instagram e Whatsapp. É difícil acreditar, mas este homem é dono de boa parte do tempo que você passa com o seu celular, tablet ou computador - isso sem contar o espaço na memória para fotos, áudios e vídeos. E o pior é que ele ganha muito dinheiro com isso!

Alguns de vocês até instalaram aplicativos que contabilizam quanto tempo dedicamos aos aplicativos. Alguns até bloqueavam o acesso ao atingir um limite de tempo. De início, muitos ficamos perplexos e estarrecidos com o tempo perdido entre curtidas e compartilhamentos. E logo tomamos uma atitude: apagamos o aplicativo!

Só que, quando falamos em redes sociais, o tempo é o menor dos nossos problemas. O que vale mesmo nesse jogo é a nossa vida, nossos dados e informações, nossa privacidade.

E quanto a isso, o Sr. Mark Zuckerberg parece estar disposto a tudo para transformar cada um dos nossos passos em muitos dólares  (ou até mesmo no seu próprio bitcoin, já em desenvolvimento).

E enquanto você perdia tempo nas redes sociais, Mark se dedicava a inventar respostas evasivas para explicar aos senadores estadunidenses como protegia as informações dos usuários de suas redes sociais, além de mentir ao dizer que cada usuário tinha pleno controle de suas informações.

Ele também deve ter investido muitas horas para esconder a série de vazamentos massivos de informações pessoais dos perfis de, até agora, 123 milhões de usuários apenas no facebook. O mais grave deles com a empresa Cambridge Analytica, descoberto em março, com suspeita de atingir 87 milhões de usuários, que podem ter sido bombardeados de informações falsas para influenciar as eleições estadunidenses que levaram Trump ao poder.

O mais incrível é que o Tio Sam só agora se deu conta que precisa fazer alguma coisa para fechar a torneira aberta de informações pessoais. No último dia 19, um procurador geral do Distrito de Columbia abriu a primeira investigação contra a gigante californiana - a expectativa é de que esse seja o primeiro de muitos processos.

Mas nem só de processos na justiça vivem os executivos. No dia 20, o New York Times revelou que a empresa autorizou parceiros comerciais a acessarem mensagens privadas no Facebook Messenger. O Netflix e o Spotify, por exemplo, podiam até apagar as suas mensagens!

As duas notícias juntas derrubaram as ações da empresa em 7,25% em um único dia. Agora, o facebook vale quase 40 por cento menos que em julho - pouco menos de US$ 383 bilhões.

Analistas já dizem que o Facebook pode perder usuários.

Talvez seja uma boa deixa para aquela promessa de cancelar o facebook e passar mais tempo na praia ou no cinema.

P.S.: Zuckerberg não vai nem ligar se o facebook perder usuários. Ele sabe que muita gente vai continuar no instagram e no whatsapp.

P.S.2: Espero que as multas propostas pela a justiça façam ao menos cócegas nas contas de Zuckerberg. 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.