PSOL convoca ato público em defesa do mandato de Sandro Pimentel
Natal, RN 16 de abr 2024

PSOL convoca ato público em defesa do mandato de Sandro Pimentel

15 de janeiro de 2019
PSOL convoca ato público em defesa do mandato de Sandro Pimentel

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O PSOL promove nesta quarta-feira (16) um ato público, a partir das 9h, em frente a Assembleia Legislativa, em defesa do mandato do deputado estadual eleito Sandro Pimentel.

Eleito em outubro de 2018 com 19.158 votos, Pimentel foi impedido de receber o diploma por decisão monocrática da juíza auxiliar Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira a pedido do Ministério Público Eleitoral, que apontou irregularidades nas contas do parlamentar.

Ele é acusado de ter efetuado seis depósitos em espécie na conta eleitoral da campanha cujos valores superam o limite máximo de R$ 1.064,10 estipulado pela legislação. Os depósitos feitos por ele totalizaram R$ 30 mil.

Sandro Pimentel já reconheceu a falha operacional no procedimento, mas apresentou documentos que comprovam a origem lícita dos recursos.

Sandro Pimentel é o primeiro deputado estadual eleito da história do PSOL no Rio Grande do Norte e o único parlamentar no país impedido de receber o diploma. Até mesmo políticos de outros estados, presos após as eleições, receberam seus diplomas eleitorais por procuração dentro da cadeia.

A situação de Sandro Pimentel é inédita no país, uma vez que o mérito do recurso ajuizado por ele junto ao Tribunal Regional Eleitoral sequer foi julgado ainda. E mesmo que o TRE não aceite as justificativas do parlamentar, o deputado estadual eleito poderá recorrer à instâncias superiores.

A previsão é de que o julgamento do mérito do recurso ajuizado pela defesa de Sandro Pimentel acontece dia 21 de janeiro, quando a Corte eleitoral retoma os trabalhos após o recesso.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.