Governo tem 60 dias para criar comitê da bacia do Rio Potengi
Natal, RN 23 de abr 2024

Governo tem 60 dias para criar comitê da bacia do Rio Potengi

14 de fevereiro de 2019
Governo tem 60 dias para criar comitê da bacia do Rio Potengi

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Ministério Público Federal deu um prazo de 60 dias para o Governo do Estado criar o Comitê da Bacia do Rio Potengi e elaborar um plano de recursos hídricos, sob pena dos gestores - governadora, secretário da Semarh e diretor do Igarn - pagarem multa diária no valor de R$ 1 mil.

A criação do comitê está prevista no planejamento da secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semah) desde fevereiro de 2014, mas nunca saiu do papel. O MPF instaurou um inquérito civil em 2016 - a pedido da Organização Não Governamental Natureza Viva Mangue (Navima) – e vinha acompanhando as ações do poder público a respeito do assunto, mas foi ignorado pelo Estado.

“Em tempos sombrios de evidente descaso com o meio ambiente, com repercussões trágicas na vida de muitas pessoas, a exemplo dos recentes desastres ocorridos em Mariana e Brumadinho, é preciso reforçar a importância da atuação enérgica, preventiva e rigorosa dos entes políticos e órgãos ambientais no respeito às normas”, destaca Victor Mariz, o procurador da República autor da ação.

O Comitê deve ser composto por representantes do poder público, mas também por usuários e pela sociedade civil local. A entidade terá competência para aprovar a forma pela qual se dará o uso das águas. Também será responsável por acompanhar o plano de recursos hídricos, quando o documento for elaborado.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.