Seminário propõe escola como espaço de emancipação
Natal, RN 29 de mar 2024

Seminário propõe escola como espaço de emancipação

14 de fevereiro de 2019
Seminário propõe escola como espaço de emancipação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Sinasefe Natal promove dias 20 e 25 de fevereiro, em Parnamirim e Natal, a Jornada de Formação 2019 cujo tema principal é a defesa da escola como espaço de emancipação. A entidade traz dois educadores de renome no país para contribuir com a pauta: os professores Dante Moura e Fernando Penna, criador do coletivo "Professores contra o Escola Sem Partido".

A Jornada de Formação é mais uma iniciativa do sindicato para discutir os rumos da educação no país. O SINASEFE Natal reforça a importância da participação de todos os servidores nessas ações, principalmente no atual momento de incerteza jurídica, retrocessos nos direitos e políticas sociais e ataques à educação pública e ao serviço público.

O momento de formação é voltado para os servidores, alunos do IFRN, demais interessados na temática e tem como finalidade discutir a construção de um projeto de educação pública que permita a formação de cidadãos com capacidade crítica.

Debates

No dia 20 de fevereiro será realizada a palestra “Reforma do Ensino Médio: desafios da Educação Profissional e Tecnológica”, com o Professor Dante Henrique Moura, do IFRN Campus Natal-Central. O evento acontecerá a partir das 9h, no Auditório do IFRN Campus Parnamirim.

Já no dia 25 de fevereiro, acontecerá a palestra “O assédio à liberdade de cátedra e o direito à pluralidade no ensino”, ministrada pelo professor Fernando Penna, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A atividade terá início às 9h, no Miniauditório do IFRN Campus Natal-Central.

Para possibilitar a participação dos servidores dos Campi do interior, o SINASEFE Natal fará a transmissão ao vivo das palestras, que poderão ser acompanhadas através do Canal do YouTube do sindicato: https://www.youtube.com/c/SinasefeRioGrandedoNorte.

Sobre os palestrantes

Dante Moura possui doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri, é pesquisador na área de educação tecnológica e integrante do Movimento em Defesa do Ensino Médio. Atualmente é coordenador do Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED) do IFRN, do qual é um dos fundadores, e integra o Comitê Científico da ANPEd, representando o GT09 (Trabalho e Educação).

Fernando Penna é doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua nas áreas de História e Educação e atualmente é professor da Faculdade de Educação da UFF. Penna é um dos criadores do coletivo “Professores Contra o Escola Sem Partido” e coordena o Movimento Educação Democrática.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.