Um deputado do PSOL incomoda muita gente
Natal, RN 19 de abr 2024

Um deputado do PSOL incomoda muita gente

16 de fevereiro de 2019
Um deputado do PSOL incomoda muita gente

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As cobranças e queixas do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) durante as sessões ordinárias começaram a incomodar os colegas mais antigos na Assembleia Legislativa.

O detalhe é que a irritação dos parlamentares tem se dado em razão de Pimentel reivindicar tão somente obediência à lei.

Nas primeiras sessões, o deputado do PSOL passou a cobrar o óbvio: o cumprimento das regras previstas no regimento interno da Casa.

Uma dessas regras determina que os discursos dos parlamentares, incluindo os apartes concedidos aos colegas, sejam cumpridos no tempo de, no máximo, 10 minutos.

O problema é que vários deputados pedem para falar e não respeitam o tempo, estendendo as sessões para muito além do previsto.

Na frente das câmeras, os colegas de Sandro vêm dando razão a ele.

Com ironia, na terça-feira (13), o deputado José Dias (PSDB) disse que, embora já estivesse no oitavo mandato, seguia otimista acreditando que dessa vez o regimento será cumprido.

Sandro reclamou do tempo de fala dos deputados em mais de uma sessão. Mas foi além. Quando a Casa votou a antecipação dos royalties, o Psolista se sentiu incomodado com a demora na votação por conta do número exagerado de intervenções dos deputados.

Ouviu de Tomba Farias (PSDB) que o espaço era democrático e aquele era o momento de questionamentos e discussão sobre o projeto.

Sandro engoliu seco o revide do colega.

Nos bastidores, parlamentares com mais tempo de estrada esperam que Pimentel se adapte às "leis" naturais da ALRN, que na prática são menos rígidas do que as normas previstas no regimento interno.

Alguns deputados já cobram mais paciência e tolerância.

Sandro Pimentel não terá vida fácil com os colegas. Independente, preferiu não integrar nenhum dos blocos partidários de oposição ou situação.

Os embates de Sandro com os colegas ocorrerão também nas comissões, especialmente na de Constituição e Justiça, que deve barrar boa parte 40 projetos que Pimentel protocolou logo na primeira semana.

A questão, segundo uma fonte ouvida pela reportagem, não é apenas política, mas técnica. Parte das propostas é prerrogativa do Governo. Um dos projetos que não deve passar, por exemplo, é o que institui o Dia do Vigilante no calendário oficial do Estado e concede feriado para a categoria. A proposta interfere diretamente nas relações entre patrão e empregado.

Essa mesma fonte diz que, na avaliação da maioria dos deputados da velha guarda, Sandro Pimentel estaria muito afoito:

- Ele está chegando agora. Espera um pouco, deixa para bater depois de seis meses. Vários deputados já comentaram que não estão gostando dessa postura radical.

O deputado do PSOL é um dos nove parlamentares estreantes na Casa, grupo já apelidado de "os novatos".

Sandro Pimentel já está visado.O  processo das contas eleitorais de campanha dele, ainda sub judice com um recurso ainda para ser julgado, pode ser usado politicamente contra o parlamentar do PSOL

Pimentel teve as contas da campanha eleitoral reprovadas pela Corte em razão de irregularidades apontadas pelo Ministério Público Eleitoral, como o depósito de dinheiro em espécie na conta eleitoral acima do limite permitido.

Sandro reconheceu o que considera ser "um erro operacional", apresentou documentos que, segundo ele, comprovam que os recursos têm origem lícita e aguarda o julgamento final do recurso.

Se perder de novo no TRE, já anunciou que recorrerá à instâncias superiores.

Questionada se poderia haver algum tipo de intervenção da ALRN no processo de Sandro, a fonte afirmou que sim:

- Claro que é possível, tudo é possível. 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.