1
Chanceler brasileiro liga nazismo à esquerda e vira chacota na Alemanha
29 de março de 2019

00:00
00:00
O ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo cansou de passar vergonha apenas no Brasil e virou um constrangimento mundial para o país. Em entrevista ao canal do Youtube “Brasil Paralelo”, grupo que divulga as ideias do astrólogo Olavo de Carvalho, o chanceler afirmou que o “fascismo e o nazismo são fenômenos de esquerda”.
- Uma coisa que eu falo muito é dessa tendência da esquerda de pegar uma coisa boa, sequestrar, perverter e transformar numa coisa ruim. É mais ou menos o que aconteceu sempre com esses regimes totalitários. Isso tem a ver com o que eu digo que fascismo e nazismo são fenômenos de esquerda", destacou Araújo
A entrevista realizada semana passada repercutiu dentro e fora do país, ganhando destaque na imprensa da Alemanha, berço do nazismo.
A partir da declaração de Ernesto Araújo, o portal Deutsche Welle afirmou que “uma tese tida como absurda e desonesta por acadêmicos e diplomatas europeus se incorporou ao discurso oficial do governo Jair Bolsonaro: a de que o nazismo foi um movimento de esquerda”.
Historiadores ouvidos pelo veículo alemão se impressionaram: “uma asneira e um disparate”, disseram.