Comunidade internacional condena ataques que deixaram pelo menos 290 mortos no Sri Lanka
Natal, RN 24 de abr 2024

Comunidade internacional condena ataques que deixaram pelo menos 290 mortos no Sri Lanka

22 de abril de 2019
Comunidade internacional condena ataques que deixaram pelo menos 290 mortos no Sri Lanka

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Do portal ONU Brasil

Pelo menos 290 pessoas foram mortas e mais de 500 ficaram feridas em uma série de explosões dentro de igrejas e hotéis no Sri Lanka, conforme cristãos se reuniam para celebrar a Páscoa.

Em comunicado, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse estar “chocado com os ataques terroristas” e pediu que os responsáveis sejam “rapidamente levados à justiça”.

De acordo com a imprensa internacional, três igrejas foram alvos, nas cidades de Batticaloa, Negombo e na capital, Colombo. Quatro hotéis, todos na capital, também foram atingidos.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou responsabilidade pelos bombardeios suicidas. Segundo relatos da imprensa, a polícia prendeu sete pessoas por ligações com os ataques.

Em comunicado emitido por seu porta-voz, o chefe da ONU expressou “suas mais profundas condolências às famílias das vítimas, ao povo e ao governo do Sri Lanka”, além de desejar rápida recuperação aos feridos.

Guterres elogia liderança do Sri Lanka

O secretário-geral também elogiou “a liderança demonstrada pelas autoridades e a união do povo do Sri Lanka após os ataques”.

Em publicação no Twitter, a coordenadora residente das Nações Unidas para o país, Hanaa Singer, disse que a ONU “condena veementemente os horríveis ataques realizados contra civis e fiéis”.

A presidente da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, também expressou “profunda tristeza” em publicação no Twitter. Ela disse que seus pensamentos estão com o povo do Sri Lanka, “afetado por outro ato de violência sem sentido”.

“Precisamos nos unir em nossa humanidade comum para condenar estes ataques hediondos e parar de mirar pessoas inocentes que praticam sua fé em paz”, acrescentou.

A sangrenta guerra civil de 26 anos do Sri Lanka entre forças do governo e separatistas no norte do país terminou em 2009 com a derrota dos rebeldes. Desde então, houve casos esporádicos de violência, alguns deles contra minorias religiosas.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.