Dois livros pelo direito à palavra
Natal, RN 24 de abr 2024

Dois livros pelo direito à palavra

29 de maio de 2019
Dois livros pelo direito à palavra

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Respiremos fundo.

Quando achamos que nada mais vai nos chocar nesta triste Era Bolsonaro, mais duas notícias para completar nossa dose semanal de horror.

Primeiramente, o tratamento recebido pelos representantes da UNE e da UBES, Marianna Dias e Pedro Gorki, respectivamente, em audiência na Câmara dos Deputados com comissão de Educação em que esteve presente o ministro Abraham Weintraub. Como vimos pelas imagens divulgadas em diversos meios jornalísticos, o ministro se recusou a falar com os estudantes e estes foram, afinal, agredidos verbal e fisicamente por deputados da base aliada e por seguranças da (suposta) Casa do Povo.

Depois, em uma das reles e ralas manifestações pró-Bolsonaro deste último domingo (26/05), assistimos também boquiabertos, em Curitiba, à retirada de uma faixa da fachada da UFPR em que se lia "Em defesa da educação #OrgulhoDeSerUFPR #UniversidadePública #EuDefendo. Uma das desculpas para defender tal gesto seria a de que "prédio público não pode ser utilizado de forma ideológica".

Respiremos fundo.

Já falei aqui várias vezes sobre o procedimento discursivo de controle dos sujeitos que é o silenciamento. Negar o direito à palavra ao outro, em suas muitas e diferentes manifestações (“você não pode ocupar esse lugar de fala”, "você não sabe o que diz”, “silêncio!” etc.) é mais que um mecanismo de exclusão, apontado por Michel Foucault na sua aula inaugural no Collège de France em 1971 e publicada em livro com o título “A Ordem do Discurso”: o que o filósofo francês chamou de “interdição”, como um “direito privilegiado ou exclusivo”, é um aceno certo e sinistro à mais bruta censura.

Nada mais ideológico que uma censura. No caso, falamos de uma típica ideologia fascista, aquela visão de mundo totalitária e embrutecida que não admite as diferenças e não se permite ao debate. Aliás, o mesmo Michel Foucault falou sobre ela no prefácio que escreveu, em 1977, para o livro “O Anti-Édipo”, de Deleuze e Guatari. Nesse prefácio, em que elabora uma espécie de “Introdução para uma vida não fascista”, esclarece Foucault que é preciso resistir a esse fascismo, não só o fascismo histórico de Mussolini e Hitler, mas este que “ronda nossos espíritos e nossas condutas cotidianas, o fascismo que nos faz gostar do poder, desejar essa coisa mesma que nos domina e explora”.

Enquanto escrevo este artigo, ao meu lado está um livreto precioso que chegou recentemente às minhas mãos: “Emmanuel: vida e morte”, em edição viabilizada pela Editora Clima, Coojornat e Centro de Direitos Humanos, com relatos e depoimentos de vários autores sobre Emmanuel Bezerra. Ele dispensa apresentações, como sabemos, mas não custa lembrar: de diretor da Casa do Estudante que organizava saraus poéticos a aluno de sociologia da UFRN que caiu na militância clandestina, foi um dos potiguares que lutou pela liberdade e contra a ditadura, sequestrado, torturado e morto pelo aparelho repressivo do Estado. O mesmo Estado que continua assassinando e que volta a nos assombrar em gestos que se tornam outra vez banais e cotidianos, como ver um ministro da Educação contrário ao diálogo ou presenciar a retirada ofensiva de uma faixa que clama pelo direito à educação.

Respiremos fundo.

É preciso não se deixar intimidar e silenciar. É preciso não esquecer o exemplo de Emmanuel Bezerra, é preciso lembrar as palavras de Michel Foucault quando alertou sobre os perigos de uma vida pretendida pelos fascistas, uma vida que é impotente, subjugada, deprimida, incapaz, explorada, dócil. “Nós não! Precisamos desmontar essa máquina de adestramento! Precisamos de uma pequena “Introdução à Vida Não Fascista” que sirva para afastar todas as formas de fascismo”.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.