Oposição e Centrão derrotam Governo e tiram Coaf de Sérgio Moro
Natal, RN 29 de mar 2024

Oposição e Centrão derrotam Governo e tiram Coaf de Sérgio Moro

23 de maio de 2019
Oposição e Centrão derrotam Governo e tiram Coaf de Sérgio Moro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Brasil de Fato

A Câmara dos Deputados aprovou no início da noite desta quarta-feira (22) o texto base da Medida Provisória 870/19, que reorganiza a estrutura de ministérios do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). A MP foi editada em janeiro e reduziu de 29 para 22 o número de ministérios.

Depois de aprovada a medida, os parlamentarem votaram os destaques, que são sugestões de mudanças no texto base.

Em votação nominal, o plenário decidiu manter – por 228 votos a 210 e 4 abstenções – uma das principais, e mais polêmicas, modificações realizadas pela comissão mista que analisou a proposta. Liderada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), a comissão devolveu o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Economia. No texto inicial, o Conselho havia sido transferido para o Ministério da Justiça, de Sérgio Moro.

O plenário foi contra a emenda da deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), que pretendia recriar o Ministério da Cultura, e também a emenda do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que pedia pela recriação do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Os deputados decidiram ainda manter a fusão dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional no novo Ministério do Desenvolvimento Regional, outro ponto que causou discordâncias durante análise do texto na comissão mista.

Outra medida que causou polêmica na comissão foi o retorno da demarcação de terras indígenas para a Fundação Nacional do Índio (Funai). O órgão também voltou para o Ministério da Justiça. Na proposta original, o governo passou os poderes de demarcação das terras indígenas ao Ministério da Agricultura, e deixou a Funai sob comando do recém-criado Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, liderado por Damares Alves. Esse ponto não havia sido votado até o fechamento dessa matéria.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.