Pesquisadores discutem ciência em bares e restaurantes de Natal
Natal, RN 28 de mar 2024

Pesquisadores discutem ciência em bares e restaurantes de Natal

13 de maio de 2019
Pesquisadores discutem ciência em bares e restaurantes de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Distante de locais convencionais, o evento 'Pint os Science' vai promover entre os dias 20 e 22 de maio discussões na área da pesquisa científica em bares de Natal. A programação inclui temas como sustentabilidade, mudanças climáticas e tecnologia.

O objetivo do evento, que é organizado por voluntários e estudantes de pós-graduação envolvidos com a área da saúde, é tornar acessível o debate científico a partir de um canal direto de diálogo entre cientista e sociedade.

O festival acontece em 24 países e o Brasil é o que possui maior número de municípios participantes, com 87.

Em Natal, o festival vai acontecer no Mormaço Bar, em Lagoa Nova; no Bar 54, em Ponta Negra; e na Choperia Petrópolis, em Petrópolis.

Programação:

Mormaço Bar

Segunda (20)- A IA vai acabar com o meu emprego? O que vai acontecer com uma sociedade de ociosos?

A IA é a máquina a vapor do século 21? Um olhar da psicologia do trabalho sobre profissões, empregos e empregabilidade na contemporaneidade (Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, doutor em psicologia);

Aprendizado e mágia: qual a realidade da inteligência artificial? (Márjory da Costa-Abreu, professora de Inteligência Artificial na UFRN)

"Isso é muito black mirror": distopias, utopias e fantasias em torno das relações entre os humanos e suas tecnologias (Tania Freitas, doutora em Antropologia Social pela UFRJ e professora da UFRN)

Terça (21) - A Família Brasileira

+ Família e Saúde Reprodutiva no Brasil pós-golpe (Rozeli Porto, professora do Departamento de Antropologia da UFRN)

+ O Papel da Mulher na Família Brasileira; Famílias (Luana Junqueira Dias Myrrha, professora no Departamento de Demografia da UFRN)

+ Diversidade Sexual (Silvana Mara de Morais dos Santos, professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRN)

Quarta (22) - Climate Change: vamos todos morar em Mate?

+ Você já ouviu falar em branqueamento de corais? O que você tem a ver com isso e o que pode fazer? (Guilherme Ortigara Longo -Professor adjunto no Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFRN))

+ Alteração climáticas e as doenças infecciosas; (Marise Reis de Freitas, professora Associada do Departamento de Infectologia da UFRN)

+ Buraco na camada de ozônio, efeito estufa, variações climáticas planetárias: Da Terra a Marte iremos, ou Terra amar-te devemos? (José Henrique Fernandez, Geofísico Espacial Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial da Rede Nordeste Aeroespacial PPGEA/RN)

Bar 54

Segunda (20) - Museus: história e memória

+ O Uso da Tecnologia em Museus (Alyson Matheus de Carvalho Souza, professor da UFRN)

+ Memória, patrimônio e identidade (Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus (Professora do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

+ Memória e Política (Maria da Conceição Fraga, professora Associada da UFRN)

Terça (21) - O humano, a linguagem e o mundo

+ O que sabemos sobre a linguagem interfere no desenvolvimento das crianças (Ana Manhani Cáceres Assenço, e coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento da Linguagem (LADELIN)

+ Pokémon, Sócrates e a natureza da linguagem (Mahayana Godoy, professora da UFRN)

+ Linguagem e congnição, da infância à loucura (Natália Bezerra Mota, médica psiquiatra e doutora em neurociências)

Quarta (22) - Sociedade adoecida

+ Temos controle das nossas decisões? Impacto sobre o comportamento ativo e sedentarismo (Hassan Mohamed Elsangedy, professor adjunto da UFRN)

+ Expressões do sofrimento humano em tempos pós-modernos: reflexões necessárias (Symone Fernandes de Melo, professora Associada do Departamento de Psicologia da UFRN).

Choperia Petrópolis

Segunda (20) - O que fazemos com nosso lixo? Degradação Ambiental

+ Diagnóstico e Tratamento de Águas e Efluentes (Suely Souza Leal de Castro, professora do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UERN)

+ Consciência Ambiental: impactando nossas vidas para garantir o nosso futuro (Pollyana Souza Castro, mestre em Química Analítica)

+ O "lixo", a poluição e o Direito brasileiro: algumas reflexões (Marise Costa de Souza Duarte, professora adjunta da UFRN)

Terça (21) - Atividades econômicas do RN: fontes alternativas

+ Microalgas x Biocombustíveis: uma fonte alternativa aos combustíveis fósseis (Graco Camara de Melo Viana, diretor do centro de biociências da UFRN)

+ O arsenal oculto das plantas: potencialidade das moléculas vegetai (Ivanice Bezerra da Silva, pós-doutorando do Programa de Pós Graduação em Desenvolviment)

+ Atuação da UFRN nas Atividades econômicas do RN, especificamente, no Ensino, Pesquisa e Extensão relacionados ao uso de fontes alternativas de energia renovável (Rosimeire Cavalcante dos Santos, doutora em Ciência e Tecnologia da Madeira)

Quarta (22) - É possível usar larvas para cuidar da nossa saúde?

+ Por que a terapia larval não é usada como rotina (Bruno Motta de Carvalho, professor no Departamento de Informática e Matemática Aplicada da UFRN)

+ É possível usar larvas para cuidar da nossa saúde? (Julianny Barreto Ferraz, especialista em Enfermagem dermatológica)

+ Por que a terapia larval não é usada como rotina no Brasil? (Renata Antonaci Gama, professora no Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Biociências da UFRN)

+ Uso da terapia larval no combate à infecções multirresistentes (Renato Motta Neto, coordenador do laboratório de micobactérias da UFRN)

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.