Diálogos entre Moro e Dallagnol podem anular condenação de Lula, avalia Gilmar Mendes
Natal, RN 28 de mar 2024

Diálogos entre Moro e Dallagnol podem anular condenação de Lula, avalia Gilmar Mendes

13 de junho de 2019
Diálogos entre Moro e Dallagnol podem anular condenação de Lula, avalia Gilmar Mendes

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes acredita que os diálogos entre o ex-juiz Sérgio Moro e coordenador da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol podem anular a condenação do ex-presidente Lula, preso desde abril de 2018 na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba.

Trechos dos diálogos entre os dois revelam parcialidade de Moro no julgamento e falta de convicção de Dallagnol nas provas coletadas pelo Ministério Público Federal usadas na denúncia contra o ex-presidente.

Em entrevista à revista Época, Mendes também diz que os diálogos deixam claro que o chefe da Lava Jato era o próprio juiz:

“O chefe da Lava-Jato não era ninguém mais, ninguém menos do que Moro. O Dallagnol, está provado, é um bobinho. É um bobinho. Quem operava a Lava-Jato era o Moro. Eu acho, por exemplo, que, na condenação do Lula, eles anularam a condenação”, analisou Mendes.

Mendes viu até a prática de um crime nas conversas vazadas.

“Um diz que, para levar uma pessoa para depor, eles iriam simular uma denúncia anônima. Aí o Moro diz: ‘Formaliza isso’. Isso é crime”, avaliou Mendes, referindo-se a um trecho das mensagens em que Dallagnol escreveu que faria uma intimação oficial com base em notícia apócrifa, diante da negativa de uma fonte do MPF de falar.

E Moro respondeu que seria “melhor formalizar”.

Leia entrevista de Gilmar Mendes na revista Época aqui

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.