Morre Arruda Sales, a eterna drag Danuza D’Sales
Natal, RN 18 de abr 2024

Morre Arruda Sales, a eterna drag Danuza D'Sales

14 de junho de 2019
Morre Arruda Sales, a eterna drag Danuza D'Sales

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O artista plástico e performer Arruda Sales, 64 anos, morreu nesta sexta-feira (14), vítima de infarto. Seu personagem mais conhecido era a drag queen Danuza D'Salles, que animava a cidade de Natal desde o final da década de 1970. O artista estava em casa quando teve o infarto e não resistiu. Além da drag, Arruda foi reconhecido no Brasil e no exterior pelo trabalho de artista plástico, especializado na arte naif.

Lembrado pelo seu pioneirismo no transformismo em Natal, Arruda Sales viu seu personagem mais famoso estourar nas rádios potiguares durante as décadas de 1980 e 1990. Mas o trabalho de 'Danuza D'Salles' teve início bem antes, como relata Lula Belmont, fundador do bloco 'As kengas' e proprietário do Bardallos Comida e Arte, em Natal:

"Começamos a trabalhar juntos em 1979, comandávamos as noites do Café Teatro, na Ribeira", disse o produtor, que ainda lembrou como era trabalhar com Arruda: "Ele era incrivelmente criativo e respeitoso com todos. A importância dele pra cultura potiguar é difícil de estimar", destaca.

Opinião compartilhada pelo produtor cultural Marcelo Veni, que também chegou a trabalhar ao lado de Arruda Sales. "Um artista criativo. De personalidade. Sua partida deixa um vazio duplo. A caricata e debochada Danuza, personagem criada por ele e que conquistou admiradores pelas ondas do rádio e na recepção de festas e eventos, vai junto. Além da sua importância artística ficam as lembranças dos Bailes e carnaval das Kengas, dos encontros nos coquetéis e eventos culturais. E o carinho que ele tinha de sempre me chamar de "Marcelinho", lembra Marcelo Veni, emocionado.

Arruda Sales

Arruda Sales também trabalhava com artes plásticas, era artesão e radialista. Ele nasceu em 1955 no Engenho Mipibu, em São José de Mipibu, município da grande Natal. A mudança para a capital ocorreu em 1964. Há pelo menos 30 anos Arruda Sales interpretava a drag Danuza D’Sales. Conhecido fora do Rio Grande do Norte, Arruda Sales costumava se apresentar em espetáculos por todo o Nordeste.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.