Sob ataque ideológico, UFRN é homenageada em sessão solene na ALRN 
Natal, RN 24 de abr 2024

Sob ataque ideológico, UFRN é homenageada em sessão solene na ALRN 

26 de junho de 2019
Sob ataque ideológico, UFRN é homenageada em sessão solene na ALRN 

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Sob ataque da direita e da extrema-direita no país, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi celebrada em sessão solene, terça-feira (25), na Assembleia Legislativa. A proposta foi do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL), que homenageou personalidades importantes que participaram e escreveram a história da instituição.

Os deputados Hermano Morais (MDB), Coronel Azevedo (PSL), Isolda Dantas (PT) e Francisco do PT também participaram da solenidade.

Pimentel é vigilante concursado da UFRN e destacou a importância da universidade para o Estado:

“Hoje é um dia de muita comemoração. As pessoas que estão aqui, tiveram a alegria de um dia cruzar pela primeira vez os portões da UFRN ou têm um amigo ou conhecido que teve a oportunidade de ter essa sensação. Gostaria de destacar a importância da UFRN e de como uma instituição pode representar tão bem o nosso Estado. Temos muitas instituições e organizações importantes, mas nenhuma que tenha a pluralidade e importância da UFRN”, disse o parlamentar enquanto destacava a importância da produção científica da instituição.

A ex-diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSA), Maria Arlete Duarte de Araújo, aproveitou sua fala em nome dos homenageados para destacar a importância e a necessidade de valorização da UFRN e de todas as universidades. “Pensar diferente disso é regredir. Cada um aqui tem uma importância na história da UFRN. Meus parabéns a todos os construtores que estão aqui hoje. Essa sessão reconhece a importância que tem a UFRN não só para o RN, mas para todo o Brasil”, disse.

Profissionais experientes e jovens recém-chegados no mercado de trabalho foram homenageados. A pedagoga Camila Barbosa agradeceu a lembrança:

- “Hoje tive a honra imensurável de ter sido homenageada pelo meu camarada e deputado Sandro na sessão solene da ALRN, que destacou os 61 anos da UFRN. Ele, vigilante e dirigente sindical por anos. Eu, militante formada pelo movimento estudantil da casa. Em tempos de ataque à educação, a nossa trincheira segue muito firme”, disse.

Homenageados
Camila Barbosa dos Santos, Daladier Pessoa da Cunha Lima, Daniella Camila Araújo Dias, Dulce Leda Montenegro, Genibaldo Barros, Geraldo dos Santos Queiroz, João Maria dos Santos (in memoriam), José Ivonildo do Rêgo, Manoel Santa Rosa Macêdo da Silveira, Maria Arlete Duarte de Araújo, Othon Anselmo de Oliveira.

História
Criada em 1958 a UFRN é o principal centro universitário do Estado e possui cinco campi: Natal (Campus Central), Macaíba (Escola Agrícola de Jundiaí), Santa Cruz (Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí), Caicó e Currais Novos (ambos através do Centro de Ensino Superior do Seridó).

Além da graduação, a UFRN mantém diversos programas de pós-graduação (strictolato sensu), projetos de pesquisa e extensão, bem como inúmeros polos de Educação à Distância (EAD), educação infantil, ensino técnico e três hospitais universitários (Onofre Lopes, Januário Cicco e Ana Bezerra).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.