Ameaças de morte por bolsonaristas fazem Feira do Livro em SC cancelar participação de Miriam Leitão
Natal, RN 20 de abr 2024

Ameaças de morte por bolsonaristas fazem Feira do Livro em SC cancelar participação de Miriam Leitão

16 de julho de 2019
Ameaças de morte por bolsonaristas fazem Feira do Livro em SC cancelar participação de Miriam Leitão

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A comissão organizadora da 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, decidiu cancelar a participação da jornalista Miriam Leitão e do sociólogo Sérgio Abranches após pressão de bolsonaristas que criaram uma campanha nas redes sociais contra a presença no evento.

Uma petição com mais de 3 mil assinaturas foi encaminhada à organização pedindo o cancelamento da participação de Miriam e também do sociólogo Sérgio Abranches.

Num dos trechos, ao se referir à jornalista, o documento diz: "Por seu viés ideológico e posicionamento, a população jaraguaense repudia sua presença, requerendo, assim, que a mesma não se faça presente em evento tão importante em nossa cidade".

Miriam Leitão conta que havia sido convidada para falar sobre a formação de escritores e sobre seus livros.

"Nós fomos convidados, Sergio e eu, para falar da nossa formação como escritores, dos nossos livros e dos livros que nos marcaram. A mesa “Biblioteca afetiva” nos entusiasmou: iríamos falar do que amamos tanto. Infelizmente, a intolerância foi mais forte, desta vez. Mas o livro sempre vencerá", afirmou.

O coordenador geral da feira, João Chiodini, disse que a decisão de desconvidar a jornalista e o sociólogo foi tomada "com vergonha", mas "para garantir a segurança dos convidados".

"Logo depois que anunciamos (os nomes), recebi ligações, mensagens e comentários nas redes dizendo que os dois seriam recebidos com ovadas. É a primeira vez que isso acontece em 12 anos de evento", disse Chiodini, para quem "é muito triste o que está acontecendo".

Ele também destacou que a feira é gratuita, aberta à população e que não esperava nenhum tipo de manifestação. Uma das mensagens recebidas pela organização faz referência ao protesto que ocorreu neste final de semana na Feira Literária de Paraty (Flip), contra o jornalista Glenn Greenwald.

"Nesses 12 anos, a feira já enfrentou inúmeras dificuldades, da escassez de recursos financeiros até enchentes. Mas nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados”, afirma nota em que a organização anuncia o cancelamento do convite a Miriam Leitão e Abranches.

*Por Brasil 247, com informações de O Globo

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.