Flip 2019 faz autópsia nos sertões de Euclides da Cunha
Natal, RN 20 de abr 2024

Flip 2019 faz autópsia nos sertões de Euclides da Cunha

10 de julho de 2019
Flip 2019 faz autópsia nos sertões de Euclides da Cunha

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começa nesta quarta-feira (10) trazendo à luz a principal obra do jornalista e escritor paulista Euclides da Cunha, o grande homenageado da Flip em 2019.

Ele é autor do clássico "Os Sertões", lançado em 1902 sobre a guerra de Canudos, e considerado o primeiro livro-reportagem do Brasil. Na mesa de abertura estará sua principal "intérprete", a crítica literária Walnice Nogueira Galvão abre a Flip falando sobre "Canudos", cenário principal de "Os Sertões".

Dos mais de 40 livros publicados por Walnice, 12 são sobre Euclides da Cunha e sua obra, entre os quais No calor da hora: a guerra de Canudos nos jornais (1994/ reeditada por Cepe, 2019), e Euclidiana: ensaios sobre Euclides da Cunha (Companhia das Letras, 2009).

A Flip segue até domingo (14), em Paraty (RJ).

Os leitores poderão acompanhar a cobertura através do portal e das redes sociais no facebook, instagram e twitter pela conta @saibamaisjor.

A 17ª Flip traz 40 autores de diversos países, a maioria mulheres. Este ano são 21 escritoras e 19 autores. Além do Brasil, participarão da Flip escritores do Canadá, Israel, Angola, Nigéria, Estados Unidos, Burundi, Portugal, Venezuela, Argentina, Inglaterra, Cabo Verde e Espanha.

Dos 20 brasileiros, apenas três são da região Nordeste: Bráulio Tavares (PB), Jarid Arraes (CE) e Marilene Felinto (PE).

A curadoria da Flip 2019 é da jornalista e filósofa Fernanda Diamant, editora da revista "Quatro cinco um". Ela sucede Joselia Aguiar, que exerceu a função na Flip 2017 e na Flip 2018.

Gênero, raça, questão indígena, ciência, meio ambiente, luto e guerra são alguns dos temas abordados nas mesas durante os cinco dias de evento.

Um dos destaques da edição deste ano, Jarid Arraes é natural de Juazeiro do Norte, cordelista e vai lançar na Flip o primeiro livro de contos da carreira Redemoinho em dia quente (Alfaguara). Crítica da predominância masculina na arte, Jarid Arraes escreveu “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis” e conseguiu vender em apenas seis meses 5 mil exemplares.

Ela estará na mesa “Vila da Nova Rainha”, no sábado (13), ao lado da escritora norte-americana Carmem Maria Machado. No bate-papo duas mulheres exploram a escrita enquanto abordam gênero, origem, raça, deslocamento e pertencimento. A mesa marca o encontro entre Jarid Arraes, que reinventa a poesia de cordel, e Carmem Machado, uma autora nascida nos Estados Unidos, filha de cubanos, que mistura formas narrativas tradicionais e não tão tradicionais assim, adepta do estilo weird ficcion (ficção esquisita).

Jarid Arraes é de Juazeiro do Norte (CE) e um dos destaques da Flip 2019

Entre os destaque internacionais, um nome certo é o da nigeriana Ayobami Adebayo, do livro Fique comigo, romance publicado em 15 países. O livro recebeu uma série de prêmios e menções e foi classificado como um dos melhores do ano de 2017 nas listas do New York TimesThe EconomistThe Wall Street Journal e muitos outros. Ayobami é ex-aluna da conterrânea Chimamanda Ngozi Adichie.

Outro debate aguardado é com a escritora, roteirista e psicóloga israelense Ayelet Gundar-Goshen, autora de Uma noite, Markovitch (Todavia, 2018). O livro já foi traduzido para 14 idiomas diferentes e, a partir de uma história real, aborda um grupo de jovens que vai da Palestina até a Europa sob comando nazista para que, por meio de casamentos fictícios, possam resgatar mulheres judias.

Ayobami e Ayelet dividem a mesa "Angicos" e, vindas de dois lugares bastante diferentes – Nigéria e Israel –, vão atrás de pontos de convergência ao conversar sobre a definição de família, a posição da mulher nas sociedades mais tradicionais e a criação de laços íntimos em meio a conflitos de ordem pública.

Ayelet Gundar-Goshen é de Israel (Foto: Leonardo Cendamo/Getty Images)

A inglesa naturalizada brasileira Maureen Bisilliat é fotógrafa, cineasta e autora do livro Sertões: Luz e Trevas (1982, reeditado este ano pelo Instituto Moreira Salles). A obra alterna trechos de Os sertões, de Euclides da Cunha, e registro fotográficos do Nordeste. A fotógrafa foi amiga do antropólogo brasileiro Darci Ribeiro e tem trabalhos no Xingu. Ela fala sobre o encontro entre imagem, palavra e geografia na mesa "Serra Grande".

Conheça todos os autores e a programação completa da Flip 2019 aqui..

O repórter da guerra de Canudos 

“Os Sertões”, de Euclides da Cunha, foi publicado em 1902 e conta os pormenores da sangrenta Guerra de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro (1830-1897), no interior do Bahia, durante 1896 e 1897.

À época, Euclides da Cunha foi enviado a Canudos pelo jornal do Estado de S.Paulo. O material apurado pelo escritor foi estampado, primeiro, numa série de reportagens para o jornal e, na sequência, virou o livro, um clássico brasileiro da literatura pré-modernismo.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.