Livro resgata histórias do jornalismo potiguar
Natal, RN 29 de mar 2024

Livro resgata histórias do jornalismo potiguar

16 de julho de 2019
Livro resgata histórias do jornalismo potiguar

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O livro “Memórias do Jornalismo no Rio Grande do Norte” foi publicado em versão digital pela Caravela Selo Cultural, integrando o projeto Natal 420 anos. Organizada pelos pesquisadores Gustavo Sobral e Juliana Bulhões, a obra é a concretização de uma pesquisa iniciada em 2016.

Com muita história e lembranças, o ebook reúne depoimentos de jornalistas que atuaram nos anos 1960 e 1970 em veículos do estado, além de também serem formadores de novos profissionais, pois a maioria foram professores do Departamento de Comunicação da UFRN.

Os capítulos estão dividido em: Fiz do jornalismo o meu sacerdócio, João Batista Machado; Me tornei jornalista por acaso, Cassiano Arruda Câmara; Trabalhar em jornal era uma pedreira, Albimar Furtado; O jornal era minha vida, meu encanto, meu ganha-pão, Vicente Serejo; Agradeço ao jornalismo tudo o que conquistei, Ana Maria Cocentino; e Posfácio de Emanoel Barreto.

Organizadores

Gustavo Sobral é jornalista e escritor. Autor e organizador de diversos livros, ensaios e artigos, dedica-se ao estudo de temas culturais diversos. Jornalismo, literatura, história, memória estão dentre as suas áreas de interesse. Sobral já escreveu sobre arquitetura moderna, sobre o artista Newton Navarro, do qual estudou a obra, e sobre jornalismo cultural (tema de sua dissertação de mestrado) entre outros temas. Compôs um primeiro livro de depoimentos, propondo uma quase-biografia de Newton Navarro, e o resultado foi o livro Saudade de Newton Navarro, em co-organização com Angela Almeida e Helton Rubiano. Interessado pela cultura brasileira e pela vida na sua cidade Natal, passou a reunir toda a sua produção de textos e de desenhos no seu site pessoal: www.gustavosobral. com.br.

Juliana Bulhões é jornalista e radialista formada pela UFRN. Fez mestrado em Estudos da Mídia na mesma instituição, especialização em Assessoria de Comunicação na Universidade Potiguar e agora cursa doutorado em Comunicação na Universidade de Brasília. Por causa da pesquisa doutoral sobre condições de trabalho do jornalista, hoje se divide entre as cidades de Natal e Brasília. Atuou oito anos como assessora de imprensa em Natal e também foi realizadora audiovisual – mas o que a interessa mesmo hoje é a docência. Foi professora substituta na UFRN e na UnB, além de outras instituições de ensino. É uma das organizadoras das obras Crítica descentrada para o senso comum: amostragem da reflexão acerca da comunicação contemporânea realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e Olhares contemporâneos sobre a comunicação: linguagens, narrativas, práticas, mediações (2015), além de ter colaborado em outras publicações.

Download aqui.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.