Nota de solidariedade ao povo indígena Wajãpi
Natal, RN 24 de abr 2024

Nota de solidariedade ao povo indígena Wajãpi

30 de julho de 2019
Nota de solidariedade ao povo indígena Wajãpi

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Fórum de Diálogo Interreligioso do Rio Grande do Norte divulgou uma carta em solidariedade ao povo indígena Wajãpi, atacado sábado (28) por garimpeiros no Amapá. O cacique da tribo foi assassinado. Ministério Público Federal, Polícia Federal e Funai iniciaram investigações sobre o crime. Leia a carta na íntegra:

Nota de solidariedade ao povo indígena Wajãpi

Nós, do Fórum de Diálogo Inter-religioso do RN, compromissados com a paz e a justiça, repudiamos veementemente a invasão dos garimpeiros às terras dos Wajãpi, no estado do Amapá, como também o assassinato de um dos líderes indígenas, Emyra Wajãpi de 68 anos, a quem prestamos nossa solidariedade.

Assassinaram um fiel guardião da mãe terra, cuidador da natureza. A tribo Wajãpi está de luto e em grande perigo. Querem lhes roubar a terra que lhes é de direito, dizimar a língua, costumes e cultura e a religião. Segundo contam os Wajãpis, os garimpeiros invadiram a aldeia com cães ferozes, espingardas, metralhadoras e óculos de visão noturna. De maneira humilhante, estão roubando seus alimentos, como macaxeira, batata e milho.

Em uma invasão extremamente violenta, a primeira depois de 30 anos de demarcação das terras indígenas dos Wajãpis, o Cacique Viseni Wajãpi denuncia que os garimpeiros estão agredindo mulheres, crianças e guerreiros da aldeia, segundo informa o jornal diário do Amapá. Uma situação humilhante para nossos irmãos e irmãs Wajãpis, pois estão em desvantagem diante do aparelhamento dos assassinos garimpeiros com armas pensadas de poder letal.

O povo Wajãpi pede socorro. Os garimpeiros permanecem no centro das terras Wajãpi. O presidente Jair Bolsonaro em declaração nas redes sociais, questionou sobre a morte do líder indígena, como também reafirmou seu desejo de legalizar o garimpo no Brasil.

Viva o povo Wajãpi, guardiões da mãe terra, guardadores da floresta. Que o Deus de amor e justiça nos ilumine nessa árdua caminhada com as minorias em tempos tão sombrios.

Axé, amém, oxente, assalamo alaikum.

Natal, 29 de Julho de 2019

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.