Beco da Lama homenageia centenário de Jackson do Pandeiro
Natal, RN 23 de abr 2024

Beco da Lama homenageia centenário de Jackson do Pandeiro

28 de agosto de 2019
Beco da Lama homenageia centenário de Jackson do Pandeiro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O centenário de Jackson do Pandeiro será celebrado neste sábado (31), a partir das 18h, no Beco da Lama, Centro Histórico de Natal. O evento terá participação do Dj Samir, que preparou um repertório especial em comemoração ao “Rei do Ritmo”, que completaria 100 anos em 2019.

O som acontece em frente ao bar Encontro dos Boêmios, comandado por Lourenço. A produção do evento é da dupla dinâmica Raquel Lucena e Dorian Prudêncio de Lima.

O Rei do Ritmo

Jackson do Pandeiro vem sendo homenageado em todo o país. Na Paraíba, estado de origem do músico, o Governo do Estado estabeleceu por decreto publicado no Diário Oficial que 2019 seria o “Ano Cultural Jackson do Pandeiro”.

Nascido José Gomes Filho, em 31 de agosto de 1919, Jackson do Pandeira era natural de Alagoa Grande, na Paraíba. A mãe dele, Flora Mourão, foi sua primeira mestra na música. Mudou-se ainda jovem com a família para Campina Grande, onde trabalhava de engraxate e ajudante de padaria de dia, e de noite tocava no cassino Eldorado. A carreira musical começou nos anos 1940, em João Pessoa, quando se juntou à orquestra da rádio Tabajara. Também passou pela rádio Jornal Comércio, no Recife, e na rádio Nacional, no Rio de Janeiro.

Jackson tocava zambumba, bateria, bongô e claro, pandeiro. O primeiro grande sucesso veio com "Sebastiana", música de Rosil Cavalcante. Depois vieram canções como "Forró em Limoeiro", "O canto da ema", "Chiclete com banana", "Um a um", que consolidaram Jackson do Pandeiro como o Rei do Ritmo.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.