Reitor escolhido por Bolsonaro para UFC foi o menos votado da lista
Natal, RN 20 de abr 2024

Reitor escolhido por Bolsonaro para UFC foi o menos votado da lista

20 de agosto de 2019
Reitor escolhido por Bolsonaro para UFC foi o menos votado da lista

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Indo contra a tradição de escolher o candidato com maior preferência em número de votos na instituição, o presidente Jair Bolsonaro nomeou, na segunda-feira (19), José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque como novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Cândido Albuquerque foi o candidato com menor números de votos na consulta pública realizada na Universidade e o último colocado na lista tríplice encaminhada pelo Conselho Universitário (Consuni).

Com a escolha por Cândido, Bolsonaro vai novamente contra as decisões das Universidades Federais de defenderem, democraticamente, sua autonomia, cada vez mais atacada pelo aparelhamento do governo de extrema-direita.

O então vice-reitor, Custódio Luís Silva de Almeida, foi o mais votado tanto na consulta pública a estudantes, docentes e servidores, com 7.772 votos, quanto na formação da lista tríplice pelo Consuni, com 25 votos. Cândido Albuquerque, por sua vez, recebeu 610 votos na consulta pública, e nove votos do Consuni.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União e a tomada de posse ao cargo será feita em Brasília, no Ministério da Educação.

Cândido Albuquerque sucede Henry de Holanda Campos, à frente da Universidade desde abril de 2015 e cujo mandato encerrou na última semana.

A lei prevê que o presidente Jair Bolsonaro pode nomear qualquer um dos três nomes apresentados na lista tríplice, sem apresentar justificativa para o nome escolhido. No entanto, a nomeação do primeiro colocado é uma tradição que visa respeitar a autonomia e a preferência democrática da maior parte da comunidade acadêmica.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.