Ação ambiental celebra Dia Mundial da Limpeza nas praias de Pirangi e Cotovelo
Natal, RN 29 de mar 2024

Ação ambiental celebra Dia Mundial da Limpeza nas praias de Pirangi e Cotovelo

17 de setembro de 2019
Ação ambiental celebra Dia Mundial da Limpeza nas praias de Pirangi e Cotovelo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma ação sustentável em escala mundial está sendo preparada para celebrar o Dia Mundial da Limpeza no próximo sábado (21). Voluntários de mais de 150 países vão participar do ato. A expectativa é de que a ação envolva 140 quilômetros de extensão somente no Brasil em mais de 30 praias em vários estados (RN, PE, BA, AL, SE, CE, PA, RJ, SP, PR, MT, SC, RS). Os organizadores esperam coletar aproximadamente 12 toneladas de lixo nessas áreas.

No Rio Grande do Norte, a Ong Oceânica está mobilizando ativistas para uma programação especial nas praias de Pirangi do Norte e Cotovelo, que inclui peça teatral infantil, mutirão de limpeza  e lançamento do aplicativo Mar Limpo.

Na praia de Cotovelo o mutirão de limpeza acontece pela manhã, das 8h às 12h, em frente ao In Mare Bali. Parte da equipe da Oceânica vai atuar com voluntários em parceria com a Associação de Proprietários, Moradores e Veranistas da Praia de Cotovelo (PROMOVEC).

Os resíduos coletados serão separados, classificados, pesados e encaminhados para um descarte adequado, em parceria com a Prefeitura de Parnamirim.

Em Pirangi do Norte, a programação será na parte da tarde entre a Barraca do Paulista e o Bar do Suvaco, das 13h30 às 17h. A abertura das atividades será com o espetáculo “Sal, Menino Mar” do grupo Facetas, Mutretas e Outras histórias. A peça é inspirada no livro Mar Doce Lar, lançado pela Oceânica. Na ocasião também será lançado o aplicativo “Mar Limpo”, além do mutirão de limpeza de praia, com participação de voluntários.

A ferramenta “Mar Limpo” está nas últimas fases de testes, avaliações e servirá para cadastrar o tipo de lixo e os locais onde os resíduos são detectados pela população. O próprio usuário do aplicativo fará esse cadastro.

De acordo com o coordenador do projeto Mar Limpo Mauro Lima, o aplicativo está disponível na Play Store e em breve, na App Store:

“Nossa intenção é usar a tecnologia para estimular as pessoas a cadastrarem os resíduos que encontram nas praias, contribuir gerando dados para pesquisa e um alerta para a gestão pública de resíduos nas praias. As pessoas que quiserem participar na nossa ação Praia Limpa já poderão fazer seus registros baixando o app”, disse.

A Ong Oceânica vem realizando desde 2003, na praia de Pirangi, sua própria ação de limpeza, batizada de “Praia Limpa”. A iniciativa, em 2019, será integrada com a mobilização internacional.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.