Encontro Latino-americano de teatro traz a Natal atriz do Peru
Natal, RN 23 de abr 2024

Encontro Latino-americano de teatro traz a Natal atriz do Peru

23 de setembro de 2019
Encontro Latino-americano de teatro traz a Natal atriz do Peru

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A 2ª edição do Trama - Encontro Latino-americano de Teatro Popular - começa nesta segunda-feira (23), no espaço TECESol, em Natal, promovido pelo grupo Clowns de Shakespeare. O evento segue até sexta-feira (27).

A abertura ocorre às 15h30 com o já tradicional desfile do boi Galado, comandado pelo artista Hélder Vasconcelos, que sairá pela primeira vez pelas ruas do conjunto Pirangi.

Tendo como objetivo ampliar ainda mais o acesso às atrações, o evento todo será realizado sob o esquema de “pague quanto puder”, não havendo um valor fixo para a cobrança de ingressos, cabendo a cada espectador determinar a quantia com a qual pode colaborar pelo acesso às atividades.

No entanto, as atrações artísticas que acontecem no período noturno possuem uma lotação máxima, e que para respeitá-la, serão distribuídas senhas de acesso sempre a partir de uma hora antes do início de cada apresentação.

Além do cortejo do Boi Galado, a edição 2019 contará com apresentações artísticas, desmontagens, oficinas e rodas de conversa.

Principal convidada do Encontro, a atriz Ana Correa, integrante do grupo peruano Yuyachkani, um dos mais importantes coletivos teatrais da América Latina, apresenta-se pela primeira vez em terras potiguares. O trabalho cênico dele poderá ser conferido nas noites de terça-feira, quando realiza a demonstração técnica “A rebelião dos objetos”, e de quarta-feira, na qual apresenta a desmontagem de Rosa Cuchillo, uma das mais emblemáticas obras do Yuyachkani. As duas apresentações serão realizadas em espanhol e terão legenda em português. Por fim, Ana Correa encerrará sua participação no evento com a roda de conversa “Teatralidades Latino-americanas”, na tarde da sexta-feira.

Compõem também a programação do II Tramas a oficina “Pulso-presença”, ministrada pelo multi-artista Helder Vasconcelos (PE), a roda de conversa "O lugar da tradição no século XXI", o espetáculo “Julieta mais Romeu” do Grupo Asavessa de Teatro (RN) e a apresentação do Boi Calemba Pintadinho, de São Gonçalo do Amarante/RN, que encerra o evento na noite de sexta-feira.

Antes do Boi Calemba, os Clowns de Shakespeare farão a apresentação do espetáculo “Abrazo”, que recentemente teve sua temporada cancelada na Caixa Cultural Recife, criando a oportunidade para o público potiguar ver ou rever a obra estreada em 2014.

Contando com o apoio do SEBRAE/RN através do Edital de Economia Criativa 2019 e com a parceria dos demais grupos residentes do TECESol, o II Tramas (a primeira edição do projeto foi realizada em 2015) tem como tema o Teatro Popular.

Mais informações sobre cada uma das atrações podem ser encontradas nas redes sociais do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare e da Bobox Produções: @teatroclowns e @boboxproducoes no Instragram, e “Clowns de Shakespeare” e “Bobox Produções”, no Facebook.

Confira a programação dia-a-dia:

 23/09 (segunda-feira)
15:30 - Cortejo de Abertura com o Boi Galado (Natal/RN)

24/09 (terça-feira)
14:00 - Oficina Pulso-Presença com Helder Vasconcelos (Recife/PE)
20:00 - A Rebelião dos Objetos – Demonstração Técnica de Ana Correa (Peru)

25/09 (quarta-feira)
16:00 - Roda de Conversa "Da tradição à invenção: a cultura popular no Século XXI", com Helder Vasconcelos (Boi Marinho/PE), Kleber Teixeira (Boi Calemba Pintadinho/RN) e Laura Tamiana (Retrato: Substantivo Feminino/PE)

20:00 - Desmontagem Cênica de Rosa Cuchillo - Ana Correa (Peru)

26/09 (quinta-feira)

15:00 – Intervenção “E_n_t_e_s” com Pablo Pinheiro
20:00 - Julieta mais Romeu – Grupo Asavessa de Teatro (Natal/RN)

27/09 (sexta-feira)
16:00 - Roda de Conversa “Teatralidades Latino-americanas”, Ana Correa (Yuyachkani – Lima/Peru).
19:30 - Abrazo, dos Clowns de Shakespeare (Natal/RN)
21:00 - Boi Calemba Pintadinho (São Gonçalo do Amarante/RN)

Serviço:

II Tramas – Encontro Latino-americano de Teatro Popular

De 23 a 27 de setembro de 2019

TECESol - Rua Governador Valadares 4858, Neópolis

Entrada com valor não-determinado: Pague quanto puder

Senhas distribuídas com 1h de antecedência

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.