Goiamum realiza 1º Seminário Audiovisual voltado para o mercado
Natal, RN 18 de abr 2024

Goiamum realiza 1º Seminário Audiovisual voltado para o mercado

23 de setembro de 2019
Goiamum realiza 1º Seminário Audiovisual voltado para o mercado

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em comemoração aos 10 anos do festival, o Goiamum Audiovisual realiza o 1º Seminário Audiovisual e Mercado. O evento tem início nesta terça-feira (24) e conta com a presença de profissionais da área, com especialistas em economia criativa do Brasil e do exterior. O seminário vai até dia 28 de setembro, com palestras no auditório do SEBRAE RN e outras ações realizadas no Teatro de Cultura Popular da Fundação José Augusto.

“O Seminário chega para reforçar o perfil formativo do Festival Goiamum, que iniciamos mais fortemente ano passado. São os negócios, as questões práticas do audiovisual potiguar, regional e nacional. Vamos tratar da indústria criativa que é movimentada pelo setor e como chegar até ela. Novas iniciativas na área de distribuição de filmes e na produção vídeo sob demanda também serão debatidos”, analisou a produtora Keila Sena, destacando a importante participação de um dos players do mercado audiovisual, gestores e representantes de entidades do mercado e do poder público.

O Seminário tem como objetivo mostrar como as cidades e os profissionais que nela vivem e atuam, na área do audiovisual e da comunicação, podem usufruir das oportunidades de negócios gerados por essa indústria. O audiovisual é uma das áreas que mais tem crescido no país e no mundo inteiro, com grandes ofertas de gêneros, formatos e plataformas. Será um espaço para discutir sobre o potencial de emprego, renda e transformação cultural que o mercado tem para oferecer.

“Hoje é impossível negar a potência do audiovisual como ferramenta no ambiente da comunicação, na cultura e no corporativo e existem infinitas possibilidades de trabalhar com essa linguagem. O Seminário vem para nos mostrar esse cenários, perspectivas, acesso a financiamentos e modelos de negócios”, comenta Keila Sena.

Com discussões sobre a economia criativa nas cidades, formato de negócios, o cinema no Nordeste do Brasil, entre outros, o Seminário Audiovisual e Mercado traz como diferencial ser um evento exclusivamente mercadológico, por meio de atividades, como oficinas, painéis, palestras e mesas redondas, nas quais serão abordados temas que fazem parte do mercado audiovisual.

Como destaques, o Seminário traz personalidades como a economista Ana Carla Fonseca Reis, vencedora do Prêmio Jabuti; André Faria, representante da Rede Brasileira de Film Comission (REBRAFIC); o produtor pernambucano João Vieira Jr., da Carnaval Filmes, que lançara o longa “Estou me guardando para quando o carnaval chegar”, dirigido por Marcelo Gomes; Daniela Fernandes, da rodada de negócios Nordeste Lab e Dimas; Ramiro Azevedo, diretor dos canais Prime BOX Brazil e Programadora Independente S.A.; e Bárbara Sturm, da Produtora Elo Company; além de nomes do audiovisual regional.

Algumas atividades são abertas ao público e gratuitas, e outras são voltadas para o mercado. Podem participar profissionais e estudantes de cinema, publicidade, televisão e da economia criativa, sendo também para gestores de empresas privadas da comunicação e instituições públicas, produtores, gamers, youtubers, influencers e demais interessados em marketing e economia criativa.

Um dos convidados para programação do seminário, André Faria, representante da Rede Brasileira de Film Comission (REBRAFIC) vai discutir a importância das redes de Filme Comission, responsáveis por apoiar e atrair os produtores nacionais e internacionais para promover as regiões do Brasil, trazendo desenvolvimento econômico através de produções audiovisuais.

“Pensamos este encontro da Rede Brasileira de Film Comission com os profissionais locais, gestores e setores governamentais como o primeiro passo para um desdobramento com objetivo prático de tornar nossas cidades cenários viáveis para o audiovisual, como já acontece em outras regiões. Um potencial para gerar emprego, renda e promover o turismo”, avalia a produtora Keila Sena.

O I Seminário Audiovisual e Mercado é promovido pela Casa de Produção e sua realização é viabilizada com recursos do Edital de Economia Criativa do Sebrae. Também conta com apoio do Curso de especialização em Documentário- UFRN, Demaré Mídias e Produções, através dos curadores convidados Ruy Rocha e Dênia Cruz, e os parceiros Pinote Produções Culturais e Fato Novo Comunicação e a produtora Pé na Estrada.

Confira a programação completa:

TERÇA | 24/SET | SEBRAE/RN

16h: Credenciamento

19h: Abertura e boas vindas | Keila Sena (Goiamum Audiovisual) e João Hélio (Sebrae/RN)

19h30: Palestra "Audiovisual, economia criativa e cidades: aliados em busca de um futuro" | Ana Carla Fonseca Reis – SP (Garimpo Soluções)

QUARTA | 25/SET | SEBRAE/RN

14h: Panorama do Audiovisual Potiguar | Ruy Rocha (Especialização em Doc /UFRN), Keila Sena (Goiamum Audiovisual), Márcia Lohs (Caboré Audiovisual), Dênia Cruz (Prisma Filmes), Raildon Lucena (Curta Caicó) e Mary Land Brito (Cinemateca Potiguar) [ATIVIDADE GRATUITA]

16h: Mesa "Políticas públicas para o audiovisual" | Representantes da Fundação José Augusto – FJA e Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte [ATIVIDADE GRATUITA]

19h: Mesa “Co-produção” | Fernanda Alves - RJ (FM Produções e Pé na Estrada Filmes) e Carlos Segundo – RN (O Sopro do Tempo)

QUINTA | 26/SET | SEBRAE/RN

9h às 12h: Oficina “O direito na cadeia produtiva audiovisual” | Paula Tupinambá – RJ (Pougy e Tupinambá Advogados Associados)

14h: Mesa “Distribuição” | Frederico Machado – MA (Lume Distribuidora) e Isabelle Cabral – RJ (Pipa Produções)

16h: Palestra “Os benefícios trazidos pelas Film Commissions” | André Faria – RJ (Rede Brasileira de Film Commissions)

QUINTA | 26/SET | TEATRO DE CULTURA POPULAR CHICO DANIEL

19h30: Painel “Produzindo no Nordeste do Brasil” | João Vieira Jr. – PE (Carnaval Filmes) [ATIVIDADE GRATUITA]

21h: Exibição do longa “Estou me guardando para quando o carnaval chegar”, dir. Marcelo Gomes – PE (Carnaval Filmes). [ATIVIDADE GRATUITA]

SEXTA | 27/SET | SEBRAE/RN

9h às 12h: Oficina “O direito na cadeia produtiva audiovisual” | Paula Tupinambá – RJ (Pougy e Tupinambá Advogados Associados)

14h: Painel “Mercado e formatos de negócios” | Daniela Fernandes – BA (Nordeste Lab e Dimas – Divisão de Meios Audiovisuais)

16h: Painel “Seguro para produções audiovisuais” | Renata Rigo – RJ (Seguradora Chubb)

19h: Painel "Mercado independente: produtoras e programadoras” | Ramiro Azevedo – RS (Box Brasil)

SÁBADO | 28/SET | SEBRAE/RN

10h30 às 12h: Workshop “Como vender você e seu projeto para um pitching” | Bárbara Sturm – SP (Elo Company)

14h às 18h30: Workshop “Como vender você e seu projeto para um pitching” | Bárbara Sturm – SP (Elo Company)

SÁBADO | 28/SET | TEATRO DE CULTURA POPULAR CHICO DANIEL

19h: Bate papo “O som direto no cinema brasileiro” + Lançamento do livro “O som direto no cinema brasileiro: fragmentos de uma história” | Márcio Câmara – CE [ATIVIDADE GRATUITA]

Obs.: Para participar das atividades oferecidas gratuitamente em nossa programação não é necessário realizar inscrição prévia, basta chegar.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.