Governo beneficia 140 mil estudantes no RN com compras de livros na FliQ 2019
Natal, RN 20 de abr 2024

Governo beneficia 140 mil estudantes no RN com compras de livros na FliQ 2019

13 de setembro de 2019
Governo beneficia 140 mil estudantes no RN com compras de livros na FliQ 2019

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Governo do Estado investiu R$ 530 mil do programa RN Literário para a compra de livros na 9ª edição da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ), que teve início nesta quinta-feira (12), na Multifeira Brasil mostra Brasil. Mais de 330 unidades educacionais e 140 mil estudantes do Estado serão beneficiados com a aquisição dos livros.

Na abertura da FliQ, a governadora Fátima Bezerra destacou o compromisso do Governo em promover ações de incentivo à leitura, educação e cultura. “Guardo na minha biografia de professora e parlamentar, ter sido autora do projeto que instituiu o primeiro marco regulatório no país que é a Política Nacional da Leitura e da Escrita. E mesmo diante da atual situação de dificuldade financeira, não mediremos esforços para através da Fundação José Augusto e da secretaria de Educação e Cultura, tornar o Rio Grande do Norte um Estado de leitores", disse.

Os produtos adquiridos na FliQ beneficiarão cerca de 140 mil estudantes, que terão os acervos de suas bibliotecas renovados. Nesta ação, o RN Literário contempla unidades educacionais nas cidades de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz e João Câmara.

"No Rio Grande do Norte apenas em Natal e Mossoró possuem livrarias, nós vamos continuar lutando para mudar esta realidade. Pois acreditamos que o livro e a leitura sejam exemplos de cidadania cultural que tem hoje um Governo inclusivo e cidadão, de cunho democrático e popular", frisou o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto.

Ao todo, o RN Literário destinou R$ 850 mil para as feiras do livro de Natal e Mossoró e uma das principais características do programa é o incentivo e valorização à produção de obras potiguares, visto que 40% das compras devem ser de títulos escritos por autores locais.

"Valorizar a prata da terra, os nossos artistas e as editoras locais. Estamos trabalhando para que em breve tenhamos o Plano Estadual do Livro e da Leitura, para que possamos avançar cada vez mais diante do papel fundamental da leitura e da literatura para potencializar a educação e a arte. É nosso dever enquanto Governo promover ações e políticas públicas que venham democratizar o acesso do livro às crianças", acrescentou Fátima Bezerra.

A 9ª edição da FliQ homenageia grandes nomes da cultura potiguar, como o artista plástico Emanuel Amaral que está com uma exposição  que traz diversas obras do artista. Também será homenageado um dos principais poetas populares em atividade no país, o escritor e cordelista mossoroense Antônio Francisco. Ele é integrante da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira 15, cujo patrono é Patativa do Assaré. Na noite do próximo sábado (14), serão feitas apresentações de vários poetas mirins com rimas dedicadas ao marco do cordel no RN.

A FLiQ surgiu com a meta de estimular os quadrinhos, a leitura e a produção literária e tem diversificado a atuação na área cultural, registrando novas formas de potencializar a educação e a arte no Rio Grande do Norte. Está consolidada como um dos principais eventos de Quadrinhos do Nordeste, com pretensão de superar o público de 25 mil visitantes ao longo dos quatro dias de programação, que neste ano vai de 12 a 15 de setembro.

Serão mais de 100 horas de atividades culturais gratuitas com programação para toda a família: palestras, debates, apresentações de cordel, oficinas, lançamentos de livros, quadrinhos, games culturais, robótica, sessões de autógrafos e concurso de cosplay.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.