Governo Bolsonaro quer mudar Constituição para congelar salário mínimo
Natal, RN 20 de abr 2024

Governo Bolsonaro quer mudar Constituição para congelar salário mínimo

17 de setembro de 2019
Governo Bolsonaro quer mudar Constituição para congelar salário mínimo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Ministério da Economia, de Paulo Guedes, analisa retirar da Constituição a obrigatoriedade de que o valor do salário mínimo seja corrigido pela inflação anualmente, para então autorizar o seu congelamento provisório em situações de “aperto fiscal”.  Uma das hipóteses é que o valor fique travado por dois anos. A medida seria incluída na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que altera regras fiscais e está em tramitação no Congresso. Informação foi confirmada por Bernardo Caram, da Folha de São Paulo.

O salário mínimo já não tem mais a obrigatoriedade de ser reajustado acima da inflação, porque regra foi alterada pelo governo Bolsonaro, apesar de que a Constituição define que o salário mínimo deve ter reajustes periódicos para preservar o poder aquisitivo. Com a nova mudança, haveria o congelamento do valor por dois anos, sem reposição da inflação.

A teoria de Paulo Guedes é que, como o governo tem gastos atrelados ao salário mínimo, como as aposentadorias, a medida traria alívio ao Orçamento em situações de “aperto fiscal”.

A medida será incluída na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que altera regras fiscais e tem autoria do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ). O texto atualmente está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara e é debatido por um grupo de parlamentares, representantes do Ministério da Economia e técnicos de Orçamento no Congresso.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.