Petroleiros entregam carta com apelo aos governadores do Nordeste
Natal, RN 19 de abr 2024

Petroleiros entregam carta com apelo aos governadores do Nordeste

16 de setembro de 2019
Petroleiros entregam carta com apelo aos governadores do Nordeste

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os petroleiros do Rio Grande do Norte entregam nesta segunda-feira (16) aos governadores da região Nordeste uma carta com um apelo para os gestores debatam alternativas ao desmonte da Petrobras pelo governo Bolsonaro. O presidente da empresa Roberto Castello Branco afirmou recentemente que o objetivo do governo é concentrar os investimentos da estatal nos estados do sudeste do país. Só no Rio Grande do Norte, mais de seis mil empregos estão sob risco.

A carta será entregue à tarde, durante o Fórum dos Governadores do Nordeste, que acontece em Natal (RN). Pela manhã, a partir das 6h, os trabalhadores participam de ato público em frente a sede da Petrobras, na capital potiguar.

- Ao lado do Rio Grande do Norte, encontram-se ameaçados os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Maranhão. No rol dos desinvestimentos – eufemismo para encobrir a entrega de ativos estratégicos – encontram-se refinarias, fábricas de fertilizantes, termelétricas, oleodutos, gasodutos e terminais, além de centenas de campos petrolíferos", diz um trecho do documento.

Os trabalhadores reivindicam uma ação conjunta dos estados nordestinos através do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, criado há poucos meses para fortalecer as pautas da região.

Entre os pontos abordados na cartas estão a denúncia da saída da Petrobras dos Estados do Nordeste; a apreensão e indignação da categoria diante da falta de informações concretas sobre o planejamento do Governo Bolsonaro. Os petroleiros também farão um apelo para que seja analisada a possibilidade de apresentação em uma ação conjunta, destinada a questionar a decisão da atual cúpula da Petrobras e, no limite, viabilizar alternativas econômicas capazes de retomar a produção na região.

A carta é assinada pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte, Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB) e Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Confira, na íntegra, a carta que os petroleiros entregarão aos governadores do Nordeste:

"Nós, petroleiros e petroleiras norte-rio-grandenses, representados pelo SINDIPETRO-RN, vimos a público manifestar aos Governadores dos Estados da Região Nordeste, reunidos nesta segunda-feira, 16, em Natal/RN, nossa grande apreensão e profunda insatisfação com as disposições gerenciais que vêm sendo anunciadas pela atual Direção da Petrobrás.

Caso sejam concretizadas, tais diretrizes levarão ao encerramento das atividades dessa importante empresa, em todos os estados nordestinos, provocando forte desmobilização e retração da atividade econômica, com graves impactos nos níveis de empregabilidade e nas receitas dos entes federativos de âmbito regional, entre outros danos.

Ao lado do Rio Grande do Norte, encontram-se ameaçados os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Maranhão. No rol dos desinvestimentos – eufemismo para encobrir a entrega de ativos estratégicos – encontram-se refinarias, fábricas de fertilizantes, termelétricas, oleodutos, gasodutos e terminais, além de centenas de campos petrolíferos.

A saída da Petrobrás de nossa região, porém, não se restringe a essas perdas. Enquanto esteve presente em nosso território, a companhia contribuiu com melhoria da qualidade de vida das populações nas localidades em que atua, mantendo projetos e convênios em diferentes áreas, atuando ao lado de governos, instituições públicas e organizações não governamentais.

A título de exemplo, não são poucos os casos de investimento realizados pela Petrobrás em segmentos de infraestrutura, como estradas e telecomunicações, além do estabelecimento de parcerias em atividades educacionais, científicas, culturais, sociais, de qualificação profissional, esportivas e ambientais, entre outras iniciativas.

Apelo

Naturalmente, como representantes de maiorias que compreendem a importância da indústria do petróleo em suas economias e o papel da Petrobrás - enquanto instrumento de fomento ao desenvolvimento e de redução de desigualdades regionais - os governadores do Nordeste não estão alheios ao que vem sendo tramado. Por isso, nós, petroleiros e petroleiras norte-rio-grandenses, lhes fazemos um APELO.

Dentre outros objetivos, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste é um mecanismo de colaboração entre os governos que visa à parceria em projetos econômicos de caráter integrador. Nesse sentido, propomos que seja analisada a possibilidade de concertação de uma ação conjunta, destinada a questionar a decisão da atual cúpula da Petrobrás e, no limite, viabilizar alternativas econômicas capazes de retomar a produção.

Historicamente, os vultosos recursos investidos pela companhia, ao lado de políticas de compras e de conteúdo local, contribuíram com o processo de crescimento, expansão produtiva e industrialização do Nordeste. Agora, porém, ante a ameaça de transformação da empresa em mera produtora e exportadora de óleo cru, com atividades concentradas em Estados da região Sudeste, corremos o risco de assistir a graves retrocessos, com trágicos resultados para a economia e para o povo nordestino.

Natal/RN, 16 de setembro de 2019

Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN"

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.