Caicó sedia mostra nacional e internacional de curtas de Animação
Natal, RN 19 de abr 2024

Caicó sedia mostra nacional e internacional de curtas de Animação

14 de outubro de 2019
Caicó sedia mostra nacional e internacional de curtas de Animação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Associação Brasileira de Cinema e Animação realiza dia 28 de outubro, em Caicó, uma mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. O evento acontece às 19h, no Centro Cultural Adjuto Dias. A entrada é gratuita. As exibições acontecem em cidades de todo o Brasil.

O evento está na 16ª edição e é realizado nacionalmente pela ABCA desde 2004 em parceria com realizadores locais, em mais de 150 cidades de todas as regiões do país. Em Caicó, o evento será promovido pela Referência Comunicação com apoio da Fundação José Augusto.

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a Associação Internacional do Filme de Animação lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

Classificação Indicativa:
Mostra Infantil: livre.
Mostra Nacional e Mostra Internacional: Não recomendado para menores de 14 anos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.