Com mais de 60 focos de incêndios registrados, RN decreta calamidade em municípios
Natal, RN 29 de mar 2024

Com mais de 60 focos de incêndios registrados, RN decreta calamidade em municípios

10 de outubro de 2019
Com mais de 60 focos de incêndios registrados, RN decreta calamidade em municípios

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Governo do Estado decretou situação de emergência nos municípios de Portalegre e Viçosa em decorrência do aumento no número de incêndios florestais. O decreto é válido para os próximos 90 dias e pode ser prorrogado. Somente em outubro, foram registrados mais de 60 focos de incêndio pelo Estado. Segundo a governadoria, são graves os danos provocados à fauna e à flora, a dificuldade na recuperação natural das áreas devastadas pelo fogo, agravamento da situação hídrica e o impacto socioeconômico no setor agropecuário.

Já são mais de 40 horas de combate ao fogo somente na serra do município de Portalegre. Segundo o Corpo de Bombeiros, 20 militares estão trabalhando no local com a ajuda de voluntários, carros-pipa e máquinas cedidos pela Prefeitura.

Na quarta-feira (9), mais 20 bombeiros foram enviados à cidade para reforçar o combate ao incêndio. A equipe da Defesa Civil que está no município está trabalhando junto às coordenadorias de Defesa Civil de Portalegre e de Viçosa. Foi elaborado plano de ação que inclui o uso de drone para levantamento da área atingida e mapeamento dos locais de mais fácil acesso aos focos de incêndio.

Neste mês de outubro, até esta terça-feira (8), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 60 focos de incêndios no Rio Grande do Norte. Em agosto e setembro foram 52 e 81, respectivamente, contra um foco em junho e quatro em julho.

O motivo das queimadas é que nesta época do ano, com trimestre mais quente, favorece a baixa umidade relativa do ar, o aumento da intensidade dos ventos e, consequentemente, mais torna a região mais propícia ao surgimento de focos de incêndio.

Com o decreto, o Corpo de Bombeiros pode contratar, mediante dispensa de licitação, as obras e os serviços necessários a mitigar as consequências provocadas pelos incêndios, além da aquisição de materiais e equipamentos necessários ao combate às queimadas. Será possível também adotar medidas preventivas junto aos municípios, dentre elas a formação e treinamento de brigadas de incêndio e ações educativas para a população.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.