Petrobras vende mais dois campos de petróleo e aprofunda desmonte no RN
Natal, RN 25 de abr 2024

Petrobras vende mais dois campos de petróleo e aprofunda desmonte no RN

1 de outubro de 2019
Petrobras vende mais dois campos de petróleo e aprofunda desmonte no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Petrobras anunciou segunda-feira (30) a venda de campos maduros no Rio Grande do Norte. A assinatura do contrato com a empresa Central Resources do Brasil Produção de Petróleo se dá no contexto em que a estatal diminui os investimentos na região Nordeste. Os campos foram vendidos integralmente à iniciativa privada pelo valor de US$ 7,2 milhões, sendo os de Ponta do Mel e Redonda, localizados na região Oeste do Estado.

No mesmo dia, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte se posicionou de forma contrária ao desmonte da Petrobras no Estado, projeto já anunciado pela direção da estatal que pretende, até 2022, concentrar toda a produção da empresa no sudeste do país.

Ao todo, 43 campos de petróleo já foram privatizados no Estado, restando pouco mais de 30.

A Petrobras justificou a venda dos campos alegando que eles foram resultados de contratos de prestação de serviços para exploração de petróleo com cláusula de risco. Para executiva da estatal, esses tipos de contratos de risco atualmente são detidos pela Central Resources.

"Através destes contratos, a empresa contratante explorou as áreas delimitadas, por sua conta e risco, e em função das descobertas petrolíferas, adquiriu o direito de receber da Petrobras uma participação financeira sobre o resultado líquido dos campos”, disse o comunicado.

Para justificar a venda dos campos no Rio Grande do Norte, a Petrobras afirma, no comunicado, que “a transação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à geração de valor para os nossos acionistas”. O comunicado destacou que o fechamento da transação está condicionado ao cumprimento de condições, como a aprovação pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Esta é a terceira venda que a Petrobras anuncia somente no Estado. Dentre os campos já destinados à iniciativa privada, está o Polo de Macau, vendido para a empresa SPE 3R Petroleum por 191,1 milhões de dólares; o Riacho da Forquilha, para a Empresa Potiguar E&P, por 384,0 milhões de dólares; e, agora, Ponta do Mel e Redonda, à Empresa Central Resources do Brasil Produção de Petróleo, com o valor de 7,2 milhões de dólares.

A operação da estatal vai de acordo com a política anunciada pelo atual presidente Roberto Castello Branco, que em agosto pontuou que a Petrobras irá focar os investimentos somente na região Sudeste. Além, ainda, de seguir o decreto 9.355/2018, prevendo Sistemática para Desinvestimentos da Petrobras.

A Central Resources do Brasil Produção de Petróleo Ltda., segundo a Petrobras, é uma empresa operadora de óleo e gás, vinculada ao Grupo Central Resources, com foco no redesenvolvimento de campos maduros terrestres. Atualmente desempenha atividades de operação petrolíferas no Rio Grande do Norte e no Espírito Santo.
*Com informações: Tribuna do Norte

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.