Mais de 1800 pessoas se cadastram para limpar óleo nas praias potiguares
Natal, RN 24 de abr 2024

Mais de 1800 pessoas se cadastram para limpar óleo nas praias potiguares

24 de outubro de 2019
Mais de 1800 pessoas se cadastram para limpar óleo nas praias potiguares

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Governo do Estado começa nesta quinta-feira (24) a capacitação dos voluntários no programa #SeChegarAGenteLimpa. A ação é promovida pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Instituto em Defesa do Meio Ambiente (Idema) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). Ao todo, 1.841 pessoas se candidataram e farão parte das aulas de capacitação para atuarem na limpeza do óleo encontrados nas praias do litoral. As oficinas seguem até a sexta (25) nos municípios do litoral leste potiguar.

O coordenador da Defesa Civil, Marcos de Carvalho, destacou que a expectativa do Governo era de reunir em torno de 800 voluntários, mas que a participação da população nas ações surpreendeu. “Além dos voluntários, fomos procurados pelos Escoteiros, pela Cosern, que quer fazer doação de material, pelo Sindipostos (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN) que vai disponibilizar os postos de combustíveis como pontos de coleta de produtos, [doação de produtos] como água e protetor solar, para os voluntários. E mais empresas estão aderindo à campanha”, ressaltou.

Realizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Idema e Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), a ação começou a partir de uma triagem, eliminando possíveis interessados que tenham problemas respiratórios crônicos, com idade inferior a 16 anos ou qualquer fator complicador. Escolhidos os voluntários, as equipes formadas, que contam com núcleos de 40 pessoas por município, começam hoje a capacitação para estarem aptas a participar dos mutirões de limpeza.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, até essa quarta-feira, 23, as praias do litoral potiguar estão limpas, livres de contaminação. "A capacitação servirá para, em novas aparições do óleo em nossas praias, estarmos preparados", comenta o coordenador do órgão. As atividades estão sendo realizadas nos municípios de Touros, Ceará-Mirim, Extremoz, Natal, Rio do Fogo, Maxaranguape, Nísia Floresta, Baia Formosa e Tibau do Sul.

Os voluntários que participarem da capacitação poderão repassar o conteúdo para outras pessoas que se interessarem em auxiliar nas ações, mas que por alguma razão não conseguiram se cadastrar para as capacitações, explica a Defesa Civil Estadual. No entanto, só poderão participar das ações de limpeza pessoas com equipamento de proteção individual (EPI), evitando, assim, alguma possibilidade de contaminação através dos resíduos colhidos.

Também podem fazer parte dos mutirões de limpeza nas praias, de acordo com a Secretaria do Estado de Administração Penitenciária (Seap), os condenados no regime semi-aberto. A medida foi aprovada pela Vara de Execuções Penais e o Ministério Público, e os apenados podem escolher, voluntariamente, trabalhar na limpeza das praias. Para cada três dias de trabalho, de acordo com a Lei de Execuções Penais, que rege essas relações dentro do sistema prisional, o preso terá direito a um dia de pena diminuída.

De acordo com o secretário Pedro Florêncio, da Seap, serão disponibilizados entre 30 e 50 presos para fazer a limpeza, a depender da demanda. “É uma forma social dos presos compreenderem que também são cidadãos, e podem contribuir com o meio-ambiente. Os dias trabalhados vão ser descontados da pena, de acordo com a Lei de Execuções Penais”, conclui o secretário.

PROGRAMAÇÃO

Dia 24 – das 8h às 10h

Touros – auditório do Centro de Turismo

Ceara-Mirim – Câmara Municipal

Extremoz – Ecoposto de Jenipabu

Dia 24 – das 14h às 16h

Natal – Secretaria Municipal de Administração

Rio do Fogo – Câmara Municipal

Maxaranguape – Câmara Municipal

Dia 25 – das 8h às 10h

Nísia Floresta – auditório da Secretaria Municipal de Educação

Baia Formosa – Câmara Municipal

Tibau do Sul – centro de treinamento da rede hoteleira

Dia 25 – das 14h às 16h

Parnamirim – auditório do Centro Administrativo Municipal

Canguaretama – Iate Clube Barra de Cunhaú

Senador Georgino Avelino – Palhoção da Barragem

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.