Empresa da China quer ampliar investimentos e avalia instalar fábrica na área de energia no RN
Natal, RN 28 de mar 2024

Empresa da China quer ampliar investimentos e avalia instalar fábrica na área de energia no RN

27 de novembro de 2019
Empresa da China quer ampliar investimentos e avalia instalar fábrica na área de energia no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora Fátima Bezerra assinou nesta quarta-feira (27), em Pequim, um protocolo de intenções com a diretoria da China General Nuclear e Power Corporation (CGN). Na prática, o documento é uma declaração protocolar da empresa de que pretende ampliar os investimentos em geração de energia no Rio Grande do Norte.

Nem a gigante chinesa nem o Governo divulgaram possíveis valores desses investimentos. A empresa avalia instalar uma fábrica no Estado potiguar para produção de equipamentos na área de energia.

A CGN adquiriu em 2019 dois campos de produção de energia eólica no RN, nos municípios de João Câmara e Parazinho - Eurus II e Renascença V - implantados pela Atlantic Energias Renováveis, empresa com atuação também no Piauí, Bahia e Rio Grande do Sul, incorporada pelos chineses e já tem três novos projetos, para os municípios de Santana do Matos, Rio do Fogo e Pedro Avelino, para geração de 600 megawatts.

“Após a missão na Europa, que fui em busca de novos investimentos para o nosso querido Rio Grande do Norte, trago, hoje, uma excelente notícia. Assino, aqui na sede da CGN, com o vice-presidente da empresa, Jiang Nan, este protocolo de intenções, que manifesta o desejo de ampliar os investimentos no estado nas áreas de energia solar, eólica e de gás”, disse a governadora.

As negociações começaram no segundo semestre de 2019, quando representantes da empresa se reuniram com a governadora e demonstraram interessem em expandir os investimentos .

O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado, que acompanha a governadora na agenda, reforçou a importância social e econômica do compromisso firmado pela empresa. “A CGN é uma gigante chinesa no mercado solar e eólico. Já está no Brasil há 10 anos, inclusive com projetos no RN. Agora, eles se comprometem em ampliar os investimentos no estado e estamos batalhando também para trazer uma fábrica de painéis solares e componentes, o que irá gerar ainda mais empregos para a população”, acrescentou.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.